O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), afirmou neste sábado (28) que a permanência de Salvador como líder na geração de empregos no Norte e Nordeste é um reflexo das ações empreendidas pela gestão municipal nos últimos anos para estimular o desenvolvimento econômico.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a capital baiana registrou saldo positivo de 4.714 empregos em agosto e acumula 30 mil novos postos de trabalho este ano.
“Isso é resultado do nosso trabalho para melhorar o ambiente de negócios e evidencia o crescimento econômico da nossa cidade, líder disparada no Nordeste”, comentou o prefeito.
O candidato da coligação “O Trabalho Não Para” destacou que, com o resultado do Caged de agosto, Salvador foi a terceira cidade do país com mais empregos gerados, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Parabéns a Salvador. Vamos seguir ampliando a quantidade de empregos criados na nossa cidade e puxando o nosso estado”, assegurou o prefeito, que planeja qualificar profissionalmente mais 100 mil pessoas nos próximos anos no âmbito do programa Treinar para Empregar. Já foram mais de 60 mil pessoas capacitadas pela iniciativa.
Os últimos dados do Caged reforçam o protagonismo de Salvador na geração de empregos. No primeiro semestre, ainda conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o número de postos de trabalho na capital baiana cresceu 164% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para efeito de comparação, a quantidade de empregos na Bahia aumentou 9% e no Brasil, 25%, no mesmo intervalo de tempo.
Entre as medidas já adotadas pela Prefeitura para aquecer a economia local, estão incentivos fiscais e políticas de desburocratização, como a redução de tempo para abertura de empresas e a dispensa de licenças para mais de 800 atividades econômicas.
Além de ficar em primeiro no Norte e Nordeste em agosto e em 2024, Salvador lidera a geração de empregos também no acumulado dos últimos 12 meses, com saldo positivo de 34.073. Desde 2021, Salvador registrou a criação de 115.409 novos postos de trabalho.