O PL teve um crescimento de 236,2% no número de votos nas eleições municipais para prefeito deste ano com relação as de 2020. De acordo com o resultado oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do primeiro turno em todo o país, o PL teve a preferência de 15,7 milhões de eleitores em 2024. É o campeão nacional de votos. Superou em mais de um milhão de sufrágios a legenda que ficou em segundo lugar, o PSD.
A estratégia do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que ampliou o número de candidatos a prefeito em todo o Brasil de 970 em 2020 para 1483 em 2024 funcionou e consolidou a liderança da legenda no âmbito eleitoral das prefeituras brasileiras. O PL já é o maior partido na Câmara Federal com 99 deputados.
A filiação do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, tem sido a grande alavanca eleitoral da legenda. Para aqueles que desprezam e tentam desmerecer a força política de Bolsonaro, o PT de Lula, mesmo no comando da presidência da República, teve um desempenho bem inferior ao do PL, que totalizou 15,7 milhões de votos contra 8,9 milhões dos petistas na disputa das prefeituras brasileiras no primeiro turno de 2024.
O desempenho do PL nas eleições municipais teve proeminência nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Nelas, o partido elegeu 10 prefeitos no primeiro turno, maior número entre todas as legendas. A liderança liberal se reproduz ainda no segundo turno. No próximo dia 27 de outubro, o PL terá representantes decidindo as eleições em 23 das maiores cidades brasileiras contra 13 do PT.