Salvador apresenta à FIFA potencial para sediar Copa do Mundo Feminina de 2027

A capital baiana apresentou o seu potencial para ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027. Na reunião, realizada na Arena Fonte Nova, a comitiva composta pela vice-prefeita Ana Paula Matos, que contou ainda com as presenças do chefe da Casa Civil, Luiz Carrera, e dos secretários de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, Moblidade (Semob), Fabrizzio Müller, Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo (SPMJ), além de gestores da pasta de Cultura e Turismo (Secult), foram apresentados aspetos relativos à infraestrutura da cidade para recepcionar o evento esportivo.

A vice-prefeita da cidade, Ana Paula Matos, destacou a importância de recepcionar a comitiva da FIFA e concorrer a ser a cidade sede da Copa. “Como cidadã de Salvador, vice-prefeita, especialmente enquanto mulher, me orgulho muito de estar recebendo essa comitiva. Nós estamos prontos para recebê-los, para criar todas as condições de logística, de infraestrutura, mas sobretudo de afetividade, acolhimento para ser uma das sedes da Copa do Mundo. A nossa equipe está toda aqui, mas o mais importante é que o prefeito Bruno e eu estamos comprometidos, porque a gente compreende a importância de receber uma competição como essa. Especialmente para uma cidade que vive um histórico de desigualdade social. E a gente sabe a importância do esporte para que as pessoas criem vínculo com a família, com a comunidade, elas têm uma forma de inserção social. E mais ainda, o desenvolvimento econômico e social que é receber uma sede de uma Copa do Mundo. Então estamos aptos para tê-los aqui. E vamos criar todas as condições necessárias para que seja não só uma das sedes, mas a sede mais amorosa, mais alegre, com mais sucesso, onde todos vão se sentir em casa”.

Ana Paula complementou que “é muito importante dizer que acabamos de ser reeleitos. E assim podemos firmar com compromisso. Nós daremos as condições, e tudo que prometemos vamos poder cumprir. Mas, o mais importante é dizer que o nosso povo é de gente boa, acolhedora, amável, de pessoas que se orgulham muito de serem conhecidas e vistas pelo mundo, e sobretudo, somos apaixonados pelo futebol. Então, FIFA, seja muito bem-vinda. Nós temos muito orgulho da nossa história e vocês podem ter certeza que assim como na Copa de Mundo que nós recebemos, essa também será marcada como uma das melhores sedes”.

Durante a reunião, o município demonstrou o quanto a cidade esta desenvolvida e pronta para acolher não só as equipes técnicas, como também os expectadores. Foram destacados pontos como a rede hoteleira, mobilidade urbana e a aeroportuária, e os atrativos turísticos e culturais, apresentando a capacidade da cidade para acolher um evento de grande porte como a Copa do Mundo. Representes do Governo do Estado, Federação Baiana de Futebol (FBF), e Arena Fonte Nova, também tiveram a oportunidade de mostrar suas expertises para recepcionar a competição.

“Aqui ficou constatado que sediar partidas de um evento dessa importância é uma oportunidade extraordinária para nossa cidade. Além de fortalecer o esporte, a realização de um evento dessa magnitude promove a inclusão social e impulsiona o desenvolvimento econômico local. Ficou claro que, caso sejamos escolhidos, Salvador está plenamente preparada para fazer história. A gestão municipal reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero no esporte, incentivando o futebol feminino e inspirando jovens atletas a perseguirem seus sonhos”, destacou Junior Magalhães, secretário da Sempre.

Foto:Lucas Moura /Secom