Vigilância Sanitária de Salvador realiza qualificação para trabalhadores de festas populares do verão e do Carnaval 2025

Para garantir um período festivo com a prevenção de agravos de segurança alimentar para turistas e população de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), realiza nesta terça (22) e quarta-feira (23) as atividades de educação em saúde para baianas de acarajé e mingau, pipoqueiros e barraqueiros e demais atividades de comida de rua, das 8h às 16h, na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS).

O treinamento para manipulação de alimentos em festas populares e Natal Luz abordará os cuidados sanitários que devem ser adotados para a comercialização de alimentos, desde o transporte até o local de venda e o acondicionamento dos produtos em vias públicas.

A Visa vai orientar ainda sobre a temperatura adequada para conservação; cuidados com o preparo de bebidas e gelo; monitoramento e controle de segurança dos alimentos, com o intuito de reduzir os riscos de contaminação por bactérias, vírus, parasitas e produtos químicos prejudiciais à saúde da população.

A iniciativa abordará também os cuidados pessoais de higiene e saúde do trabalhador, bem como a aparência e o acolhimento aos clientes.

A diretora da Vigilância à Saúde (DVIS), Andréa Salvador, explica que os presentes serão treinados e certificados para reforçar a necessidade de aprimoramento profissional. “Assistir esses profissionais e levar o conhecimento é uma forma de estimular a profissionalização desses trabalhadores. Dessa forma, garantimos que cada um possa levar os seus produtos com mais rigor sanitário e beneficiar a saúde de milhares de pessoas que vão consumir. Essa ação acontece todos os anos e, com a alta procura da nossa cidade durante o calendário de festas, vamos antecipar essas atividades de educação em saúde, no intuito de qualificar nossos profissionais nos serviços de alimentação e bebidas. Educar para prevenir é o lema da saúde, dessa forma, teremos trabalhadores bem mais preparados e sensíveis com a qualidade dos serviços que serão oferecidos”, pontua a diretora.

As aulas serão ministradas pela nutricionista e gerente de Vigilância e Segurança dos Alimentos, Gilmara Macedo e pela chefe do setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos da Visa, Emanuela Brito.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

22/10: Treinamento para Barraqueiros (as) – das 08:30h às 11:00h e 13:30h às 16:00h

23/10: Treinamento para Pipoqueiros (as) e Vendedores de Lanches – das 13:30h às 16:00

Fotos: Lucas Moura / Secom PMS