Prefeitura inaugura nova escola no Pelourinho para atender 200 alunos em tempo integral

Um ambiente de ensino que passa a oferecer todo conforto necessário para o aprendizado de 200 alunos que vivem na região do Centro Histórico de Salvador. Essa é a realidade da nova Escola Municipal João Lino, no Pelourinho, que foi transferida da Rua Maciel de Cima para a Rua do Bispo, ganhando uma infraestrutura mais ampla e climatizada.

A reinauguração da unidade foi feita pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, nesta terça-feira (22). Além de funcionar num novo espaço, outra novidade é que a João Lino oferecerá ensino integral para todos os matriculados.

“A antiga escola funcionava em condições precárias e não atendia mais à demanda que existia. Procuramos outro imóvel e ouvimos a comunidade para execução desse projeto. Portanto, restauramos todo esse patrimônio arquitetônico para preservar a nossa história. Isso também fortalece a nossa estratégia de ocupar os prédios públicos do Centro Histórico, de ampliar as ofertas de serviços e presença do poder público para ajudar no resgate e revitalização dessa região”, destacou o prefeito.

O novo prédio conta com área total de 650 metros quadrados e abrange seis salas de aula com ar-condicionado, brinquedoteca, sanitários PCD, sala multiuso e triagem, copa, cozinha, sala de descanso, dispensa, entre outros espaços para conforto e segurança de estudantes e professores.

O secretário Thiago Dantas reforçou que diretriz pensada foi que a escola se tornasse modelo: “É uma unidade que está aqui em um ponto turístico da cidade e que foi feita com todo o carinho, com todo o esmero, e que agora vai poder abrigar nossos alunos aqui do Pelourinho numa qualidade infinitamente melhor do que o prédio antigo, que funcionou por quase 60 anos. Era um desejo da comunidade, e vimos a necessidade de elaborarmos um projeto especial para fortalecer a educação de Salvador”.

O gestor lembrou que a meta é terminar este ano com pelo menos 80% das escolas da rede climatizadas. A Smed, inclusive, já adequou unidades para receber os aparelhos de ar-condicionado e aguarda a Coelba para conclusão de estudos de aumento de cargas nas estruturas que serão beneficiadas.

Transformação – Diretora da Escola Municipal João Lino, Ana Rita Natividade celebrou o fato de toda a comunidade escolar do Centro Histórico ser atendida com uma estrutura adequada.

“Esta unidade atende não apenas alunos do Pelourinho, como do Taboão, Baixa do Sapateiro, Saúde, Comércio e o entorno. Nós tínhamos uma estrutura completamente inadequada. Funcionávamos no térreo do Instituto Kardecista da Bahia, a partir de um regime de cessão de salas. Mas era muito difícil garantir as experiências necessárias para as crianças na educação infantil naquele espaço”, disse.

Dessa forma, ter um imóvel que pudesse ofertar uma educação com qualidade e que também garanta aos profissionais melhores condições de trabalho, atende uma demanda local.

“O grande diferencial que esse novo prédio traz é que agora nós temos três andares para a escola. Vamos conseguir ofertar educação integral, diferente de antes, que era parcial. Com isso, a gente garante o direito à educação infantil com qualidade, e garante também às famílias a tranquilidade para que exerçam suas atividades laborais enquanto as crianças estão protegidas e aprendendo”, acrescentou Natividade.

Morador do Pelourinho, Carlos Rodrigues de Carvalho também festejou a unidade escolar de alto padrão. Ele levou o filho, Carlos Roberto, aluno do quinto ano, para conhecer cada canto do espaço.

“Antes a estrutura era ‘mais ou menos’. Fomos convocados pela Prefeitura para participar de reuniões sobre essa nova escola e soubemos que o regime passaria a ser em tempo integral. Melhor para as crianças que vão aprender mais e para os pais que terão tempo mais livre para trabalhar”, ressaltou.

Fotos: Betto Jr./ Secom