Lançamento será na próxima terça-feira (5) na sede da ABM
Especialistas em Vida é o título do livro e do documentário que a Comissão Estadual de Residência Médica da Bahia (Cerem-BA) vai lançar na próxima terça-feira (5), às 20 horas, na sede da Associação Baiana de Medicina (ABM) em Salvador. As obras, que serão apresentadas em uma cerimônia exclusiva para convidados, revisitam a trajetória do Processo Seletivo Unificado da Bahia (PSU Bahia) e destacam a importância desse marco na formação de especialistas no estado. Além de uma abordagem sobre a evolução do ensino médico na graduação e pós-graduação no Brasil, o projeto mergulha em memórias e registros históricos por meio de relatos de professores icônicos que moldaram a medicina contemporânea baiana desde a criação da primeira residência médica na Bahia, no século XX, até o presente.
Reconhecida como padrão-ouro para a formação de especialistas, a residência médica encontrou no PSU Bahia uma inovação pioneira. Este processo, inicialmente conhecido como “Prova do SUS-Bahia”, ampliou-se ao longo dos anos para contemplar não apenas o Sistema Único de Saúde (SUS), mas também instituições filantrópicas e privadas, refletindo a crescente diversidade de fontes de custeio e a transformação do cenário de ensino e prática médica. Hoje, o financiamento das bolsas para os residentes é assegurado por múltiplas fontes, incluindo o Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Secretarias de saúde estaduais e municipais, além de instituições privadas e filantrópicas de ensino ou assistência.
Segundo a médica infectologista e presidente da Cerem-BA, Miralba Freire de Carvalho Ribeiro da Silva, perante a ausência de registros documentais detalhados sobre a história do processo seletivo unificado, a Cerem-BA buscou construir um legado. O projeto Especialistas em Vida surgiu da coleta de depoimentos de médicos e gestores que participaram de diversas edições do processo, documentando, assim, a evolução do sistema e os desafios enfrentados, incluindo a recente pandemia de Covid-19. “O resultado é um material rico em história, que combina depoimentos e documentos recuperados dos arquivos da comissão”, explicou.
Durante a produção, a equipe foi surpreendida com a perda do Professor Doutor André Luiz Peixinho, um dos ícones da medicina baiana e do PSU Bahia. “Felizmente, conseguimos entrevistar o Professor Peixinho para a obra. Em sua última contribuição, ele nos presenteou com preciosas informações históricas, além de reflexões sobre a formação médica e a vida. Ao nosso mestre, amigo e companheiro de profissão, dedicamos uma homenagem especial por tudo o que fez, ensinou e inspirou em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, relatou Miralba.
Para o médico anestesiologista e vice-presidente da Cerem-BA, Jedson dos Santos Nascimento, Especialistas em Vida transcende o mero registro histórico da residência médica na Bahia. “O livro e o documentário certamente irão inspirar as próximas gerações de médicos e estudantes”, afirmou, destacando o valor do livro e do documentário como fontes de inspiração e legado para o futuro da medicina no estado. As instituições que oferecem residência médica na Bahia, assim como os convidados para o lançamento, receberão exemplares da obra literária e, em breve, o documentário estará disponível no YouTube.