A e-Agro 2024 foi encerrada no fim de semana com um saldo positivo. Em três dias de evento, cerca de 9 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções de Salvador, onde foi realizada a feira voltada para inovação e tecnologia na agropecuária. Além disso, a projeção em negócios é de R$ 30 milhões, conforme estimam os organizadores.
Eles destacaram que a e-Agro superou as expectativas. Em termos comparativos, o número de visitantes na edição passada chegou a cerca de 6 mil nos três dias de evento, enquanto o volume de negócios girou em torno de R$ 20 milhões.
O presidente do Sistema Faeb/Senar e do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, ressaltou o papel da e-Agro, enquanto um evento que possibilita “levar o campo para a cidade”. “Essa é a terceira edição realizada em Salvador e é uma oportunidade para que o público urbano possa conhecer o nosso agro e observar que, no campo, temos também inovação, tecnologia e, sobretudo, muito conhecimento”, disse.
Já o diretor técnico do Sebrae, Franklin Santos, pontuou as oportunidades de negócio que são geradas a partir da e-Agro. “Vale lembrar que, além das vendas imediatas que ocorrem durante a feira, há também um amplo espaço para networking e uma projeção de negócios a serem fechados ao longo dos próximos 12 meses”, afirmou.
O diretor da Faeb Guilherme Moura, por sua vez, falou sobre os espaços que buscaram valorizar as produções regionais, a exemplo da vila de fruticultura. “ A e-Agro sempre possibilita mostrar a diversidade do nosso setor. A cada edição, buscamos aprimorar ainda mais esse espaço, para que o público possa conhecer a riqueza do nosso agro e os produtores possam ampliar mercado e fazer negócios”, apontou.
Coordenador de Agronegócio do Sebrae, Wagner Carvalho lembrou que a organização viabiliza ainda a participação de produtores de diversas as regiões da Bahia na feira, para que possam, não apenas obter conhecimento na e-Agro, mas também fazer network. “Esse ano, cerca de 500 produtores de 60 municípios baianos participaram da e-Agro por meio de caravanas”, informou.
Além das vagas de capacitação para empresários, produtores rurais e artesãos, a e-Agro trouxe espaços com destaque para algumas das cadeias produtivas mais importantes do estado como fruticultura, pecuária leiteira e de corte, cacau e chocolate, café, apicultura e horticultura. A feira recebeu ainda expositores de maquinário e equipamentos diversos, agritechs, fornecedores de insumos como fertilizantes e empresas de eficiência energética.
Terceira edição em Salvador
A e-Agro foi promovida entre os dias 7 /11 e 9/11 pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae e contou com patrocínio da Neoenergia Coelba, Syngenta, Aiba, Abapa, Banco do Nordeste, Guebor, Sistema Fieb/Senai/Cimatec e Sistema Fecomércio-BA e o apoio do Banco do Brasil.
A primeira edição do evento foi realizada em Vitória da Conquista, em 2019; uma edição digital, em 2020; e em Teixeira de Freitas, em 2021. Essa é a terceira edição consecutiva realizada em Salvador. Nas quatro edições presenciais anteriores, o evento já recebeu mais de 40 mil pessoas, gerou mais de 100 milhões de reais em negócios e teve participação de 200 expositores, além de ter gerado mais de 700 mil reais em mídia espontânea.
Foto: Jozimar Santos/Divulgação