Capoeiristas do bairro de São Caetano conquistam título de vice-campeãs em Campeonato Brasileiro

Capoeiristas do bairro de São Caetano em Salvador, conquistaram o título de vice-campeãs no Campeonato Brasileiro de Capoeira 2024, ocorrido no último fim de semana na cidade de São Bernardo dos Campos – SP. Ao todo, sete estados participaram da competição e a delegação baiana conquistou o título de vice-campeã no quadro geral das delegações.

Membros da Associação Cultural Bahia Ginga, as atletas Angelina Ferreira Cerqueira, conhecida como Baronesa e Raquel Siqueira Torres Barbosa, conhecida como Amazonita, participaram do seu primeiro campeonato nacional com apoio da Sudesb – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia através da Federação de Capoeira do Estado da Bahia – FCBa. Alunas da Mestra Geisa Torres, ambas conquistaram o 2° Lugar nas categorias Juvenil Super Pesado e Adulto Peso Pena, respectivamente.

“A capoeira desportiva baiana vem trazendo uma nova geração de atletas comprometidas com a modalidade e o sentimento de ser Bahia, além de fazer parte da delegação baiana de capoeira da Federação. Isso é muito importante para as novas gerações, ajudando a mudar a realidade de muitas comunidades através do esporte”, afirma a Mestra.

Mestra Geisa é árbitra pela Federação baiana e produtora do Torneio Transformaê Capoeira desde 2017. Em 2009, fundou a Associação Cultural Bahia Ginga, atuando em comunidades como São Caetano, Boa Vista do São Caetano, Capelinha e Baixa do Cacau. Em 2023, foi consagrada Técnica Destaque pela FCBa.

Fundada em 1984, a FCBa é a entidade oficial de representação da capoeira desportiva no estado da Bahia, devidamente vinculada aos órgãos competentes, municipais, estaduais, nacionais, com o reconhecimento do Comitê Olímpico Brasileiro – COB, e internacionais. A FCBa tem como meta, o estímulo à capoeira como esporte de  participação, educação, transformação social entre outras.