Dia da Consciência Negra também foi um dos temas
debatidos na sessão ordinária desta terça-feira (19)
Em discurso realizado nesta terça-feira (19), em sessão ordinária, o vereador Téo Senna (PSDB) afirmou que este mês é considerado o “Novembro Verde”. Pois este é o mês da conscientização da Ostomia. Trata-se de uma cirurgia realizada com objetivo de construir um caminho alternativo para eliminar a urina ou as fezes, assim como auxiliar na respiração
“E 16 de novembro é o Dia Nacional das Pessoas Ostomizadas. E desde o ano passado abracei esta causa, após a enfermidade de Aurelino”, disse Téo Senna. Aurelino é assessor parlamentar do vereador. No próximo dia 25, no turno da manhã, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, será realizado um evento em comemoração ao Dia Nacional das Pessoas Ostomizadas.
“Queixam-se os ostomizados da falta de materiais adequados às necessidades individuais de cada paciente, e também da necessidade de acompanhamento pela equipe obrigatória, como médico, enfermeira, psicóloga e assistente social”, afirmou o parlamentar. Estou apresentando um Projeto de Indicação ao prefeito para o atendimento de pleitos da Associação dos Ostomizados do Estado da Bahia”, frisou o vereador.
“Estou fazendo a minha parte com os projetos apresentados aqui nesta Casa e que já resultaram em duas leis em favor dos ostomizados”, pontuou. Ele também informou que está tramitando na Casa um projeto de lei de sua autoria sobre a adaptação dos banheiros públicos adequados às pessoas com deficiência para as necessidades dos ostomizados.
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, também foi um dos temas debatidos na sessão ordinária desta terça-feira. A vereadora Débora Santana (PDT), por exemplo, ressaltou a importância da “busca pela igualdade racial e por ações assertivas para a população negra”.
Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra é feriado nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em dezembro do ano passado, a Lei 14.759/2023, que coloca no calendário de feriados nacionais o Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares.
Um minuto de silêncio
Ainda na sessão ordinária, após solicitação do vereador Cláudio Tinoco (União), os vereadores fizeram um minuto de silêncio pelo falecimento de Jaldo Gomes Vieira. Ele exercia o cargo de diretor operacional da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (DESAL).