A vereadora Roberta Caires vai conceder 18 medalhas a mulheres que se destacam em sua área de atuação
A vereadora Roberta Caires (PDT) irá conceder, nesta terça-feira (03), às 18h, em sessão especial no Plenário Cosme de Farias (Câmara Municipal de Salvador) a Medalha de Honra Mulher Empreendedora 2024 a 18 mulheres que se destacam no empreendedorismo de Salvador. Esta é a 4ª edição da homenagem, criada pela vereadora em reconhecimento aos serviços prestados por essas mulheres à sociedade.
Roberta Caires tem dedicado seu mandato ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. Ela é a presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino na Câmara de Salvador e também autora do projeto que instituiu o dia 19 de novembro como o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino.
“Salvador passou a ser a 3ª capital do país em proporção de mulheres chefes de família. Hoje são 55% dos domicílios chefiados por mulheres”, lembrou Roberta Caires, ao citar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando vemos esses dados entendemos que, cada vez mais, o que as crianças comem e vestem hoje depende da renda de suas mães. Precisamos fortalecer economicamente todas as mulheres”, disse a vereadora. Segundo ela, o empreendedorismo feminino não é apenas uma causa das mulheres, é uma causa de todos.
Dados mais recentes do IBGE apontam que, apesar de avanços, as mulheres ainda enfrentam desafios significativos no cenário empresarial. Um estudo de 2023 revela que 49,7% das empreendedoras brasileiras enfrentam dificuldades de acesso ao crédito, e 54%delas dizem que precisam comprovar mais suas habilidades e qualificações em comparação aos homens. Além disso, 48% das mulheres que empreendem no Brasil afirmam que o fazem por necessidade, sendo a falta de emprego formal uma das principais razões.
A vereadora Roberta Caires ressalta ainda que, apesar de as mulheres terem, em média, um nível de escolaridade superior ao dos homens (aproximadamente 18% a mais), elas seguem em desvantagem no mercado empreendedor.
O Sebrae também aponta que a jornada dupla ou tripla de trabalho ainda é uma realidade para muitas mulheres, que conciliam a gestão de seus negócios com as responsabilidades familiares, sendo um dos maiores desafios enfrentados pelas empreendedoras.
Essa iniciativa busca não apenas reconhecer o trabalho dessas mulheres, mas também destacar a importância de políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades no universo empresarial
HOMENAGEADAS
- Zazá Sousa, CEO da Atitude Saúde.
- Iris Azi, empresária, servidora pública, presidente Estadual do União Brasil Mulher.
- Jandaraci Araujo, cofundadora do Instituto Conselheira 101, iniciativa pioneira que promove a inclusão de mulheres negras e indígenas.
- Eleine Passos, Gestora de CIH – Consultoria Impacto Humano – Soluções Inteligentes para Gestão de pessoas.
- Jéssica Owadokun, sócia do Owadokun & Fernandes Advocacia.
- Ana Augusta Cansanção, especializada em Empreendedorismo e Negócios em Harvard.
- Marjorie Mendonça, advogada, empresária e cofundadora do Jantar das Advogadas.
- Patrícia Ornelas, sócia da Grão e Rosa e nutricionista no Instituto Doc Santil.
- Edilene Fonseca, sócia fundadora da Casa Crioll’As.
- Mary Jane, empresária no ramo da organização.
- Rebeca Amorim, biomédica esteta, com especialização em procedimentos estéticos e rejuvenescimento facial.
- Jumara Andrade, CEO da Explosão do Açaí.
- Cíntia Kelly, jornalista, editora-chefe do site Aqui só Política, Prêmios Esso e Embratel de jornalismo.
- Paula Nunes, sócia e diretora do Instituto Reprograme sua Mente, idealizadora da Comunidade Mulheres Apoiam Mulheres.
- Valéria Santos Ferreira, chef de cozinha especializada em cozinha gourmet.
- Suedy Sampaio, empreendedora em estética, com destaque na participação nas trilhas do Instituto Move Mulher Empreendedora.
- Laís Cunha, Guarda Civil Municipal, integrou o Projeto Social Borboletas, de combate ao suicídio.
- Mirian Bastos, mestre em Educação, especialista em Gestão de Trânsito e Gestão de Pessoas.