A Prefeitura de Ibirapuã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate às arboviroses – dengue, zika e chikungunya – em diversas áreas do município. As equipes de endemias estão realizando bloqueios mecânicos e costais nos bairros e ruas onde foram identificados focos do mosquito Aedes aegypti, reforçando a importância da mobilização conjunta para evitar a proliferação do vetor.
Entre as ações realizadas, foram feitos bloqueios em áreas como a Praça da Independência, Rua da Alegria e Vila Portela, após a identificação de água parada em recipientes durante as visitas domiciliares. Segundo a secretária municipal de Saúde, Carmem Júlia Rodrigues, a colaboração da população é essencial.
“Com o período de chuvas seguido de sol, as condições se tornam ideais para a proliferação do mosquito. Estamos fazendo nossa parte, as equipes de endemias seguem monitorando e realizando intervenções nos pontos críticos do município, mas precisamos da ajuda da população. É fundamental que todos eliminem possíveis criadouros de suas casas e quintais. Somente com essa união conseguiremos controlar as arboviroses”, destacou a secretária.
Casos suspeitos e ações
Até o momento, o município registrou 8 casos suspeitos, que estão distribuídos nos bairros Brasília, Vila Portela e Centro, e todos eles já receberam ações como bloqueio mecânico e costal nos últimos dias.