Atvos promove etanol brasileiro na África para alcançar novos mercados

 Em parceria com Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura e ApexBrasil, a companhia destaca biocombustível como solução sustentável para o Sul Global

A Atvos, uma das líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, participou da ‘Missão Empresarial à África 2025’, promovida pela ApexBrasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A agenda contemplou encontros com interfaces dos governos locais, como representantes dos Ministérios de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda e da Agricultura, além de rodadas de negócios com empresas africanas do segmento de energia.

Pelo mercado de bioenergia, um dos principais objetivos da missão foi reforçar o potencial do etanol e os biocombustíveis brasileiros em geral como solução energética para ajudar a descarbonizar as economias do Sul Global, contribuindo efetivamente para a construção de um futuro mais verde.

“A busca por novos mercados para o etanol e a potencialização da transição energética com a adoção de combustíveis mais limpos estão totalmente alinhadas ao nosso propósito”, afirma João Pedro Pacheco, gerente-executivo de Relações Corporativas da Atvos, que participou das agendas em Gana e na Nigéria. “Este movimento teve início no ano passado, com nossa participação em outra missão empresarial na Tanzânia e no Zimbábue. Agora, avançamos com o objetivo de consolidar parcerias e ampliar o modelo brasileiro para outros países, aproveitando o potencial comprovado dos biocombustíveis na mitigação das mudanças climáticas”.

Um estudo da Inteligência de Mercado da ApexBrasil aponta a existência de mais de 6 mil oportunidades para produtos brasileiros na África, com destaque para alimentos, máquinas e equipamentos de transporte. Os países que integram a ‘Missão à África Ocidental’ – Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal – concentram 740 dessas oportunidades, demonstrando o potencial de crescimento das relações comerciais entre o Brasil e o continente africano.

“Essa iniciativa não foi mais uma missão de promoção comercial clássica. Buscamos cooperação com os países da África Ocidental. Queremos que as empresas brasileiras se integrem nas cadeias de produção locais e assim estabeleçam relações em que todos ganham”, garante Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

A ‘Missão Empresarial à África 2025’ é uma iniciativa da ApexBrasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Além da Atvos, que promoveu a experiência brasileira do blend de etanol na gasolina como uma alternativa econômica e eficiente para o continente africano, outras empresas brasileiras dos setores de carne bovina, mel, vinhos, rações para animais, fibras naturais, rochas ornamentais para revestimento, autopeças e ônibus também participaram da iniciativa.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, além de produzir açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 58 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica, suficiente para abastecer uma população de mais de 18 milhões de pessoas. Possui cerca de 10 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas, com o objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde atua. Mais informações clique aqui.