A população de Salvador já pode ter, com mais facilidade, acesso a informações sobre serviços de saúde como disponibilidade de medicamentos e vacinas nos postos da rede, acompanhamento de consultas médicas, cartão virtual do SUS e até mesmo avaliar o atendimento recebido – tudo isso na palma da mão. É o aplicativo Vida+ Cidadão, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e que já pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistema Android ou iOS.
A ferramenta foi lançada em cerimônia realizada nesta segunda-feira (28), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito ACM Neto e do titular da SMS, Leo Prates, dentre outras autoridades e imprensa. De acordo com o chefe do Executivo municipal, a medida é mais um exemplo do esforço da administração municipal em investir em tecnologia para atender as demandas e facilitar a vida dos cidadãos.
“Essa é uma grande conquista para todos os usuários do Sistema Único de Saúde. Hoje vamos ter todo o prontuário eletrônico, ou seja, o conhecimento da saúde do cidadão pela internet. É uma facilidade muito grande para as pessoas, pois elas vão ter acesso a diversos serviços e saber o próprio histórico de saúde, permitindo que possam fazer a prevenção e que haja, também, economicidade para a Prefeitura, evitando problemas e antecipando cuidados”, afirmou ACM Neto.
De acordo com o secretário Leo Prates, a ferramenta é interligada ao sistema municipal Mais Cidadão e vai, inclusive, evitar fraudes e minimizar dificuldades relatadas pela população, como falta de medicamentos nos postos. “Por exemplo, já tivemos relatos de cidadãos que pegavam mais de um medicamento, como colírio para glaucoma, que é caro, para revender depois. Agora, o sistema trava se o pedido for acima do indicado pelo médico no prontuário”, disse.
“Outra coisa também é que, de forma online, o cidadão vai ter à disposição a lista de medicamentos oferecidos e a indicação das unidades de saúde mais próximas para retirada do material, o que gera economia de tempo e dinheiro de deslocamento”, completou o titular da SMS.
Funcionamento – Ao baixar o Vida+ Cidadão, o usuário vai visualizar informações básicas, como o cartão virtual do SUS e a localização de unidades de saúde. Para visualizar informações mais pessoais, a exemplo do histórico de atendimento dele na rede, ele terá que ir a uma unidade de saúde mais próxima ou à Prefeitura-Bairro com o RG para autorizar o acesso. A medida ocorre para manter a segurança e sigilo das informações.
Através do aplicativo, as pessoas também poderão saber a localização de todas as unidades de saúde do município, onde e quais vacinas estão sendo disponibilizadas, o próprio histórico de saúde e de atendimentos recebidos na rede municipal, dentre outras opções. Todas as informações são atualizadas em tempo real.
Foto: Max Haack/Secom