Saúde, Educação, fortalecimento das ações para universalizar o acesso à água, o fortalecimento das cadeias produtivas do município e do enoturismo para as novas oportunidades, visando a geração de emprego e renda, entre outros assuntos, estiveram no roteiro da entrevista da prefeita de Lagoa Grande/PE, Catharina Garziera, na série produzidas pela TV Grande Rio.
A entrevista ocorreu nesta quarta, 26, e Catharina revelou que a sua gestão terá um olhar diferenciado, pensando no futuro da ‘capital da uva e do vinho do Nordeste’ num trabalho de união entre a gestão e o povo de Lagoa Grande.
Já tendo acumulado em seu curriculum político o cargo de vice-prefeita na gestão anterior ao lado do ex-prefeito Vilmar Cappellaro, e de vivenciar a história política na família nas administrações de seus pais Jorge e Rose Garziera, Catharina conta com essa experiência para concretizar avanços e um novo olhar para Lagoa Grande. Na saúde, a prefeita fica na ampliação dos serviços e ofertas de exames especializados com a aquisição de novos equipamentos.
“Queremos mudar de fato questões como a da saúde e resolver esse que um desafio antigo em nossa cidade, pois além de atender nossa população, temos toda uma demanda de parte de comunidades de Petrolina e não temos contrapartida. Etão é um recurso que fica limitado diante dessa realidade”, relatou a prefeita, completando que outro foco será a melhoria na oferta de exames no Hospital Municipal José Henrique de Lima.
“Temos corrido atrás dessas melhorias para o nosso Hospital e assim evitar que nossa população tenha que se deslocar para dispor de atendimento no quesito de exames especializados. Temos corrido atrás de nossos representantes políticos e até da iniciativa privada para trazer novos equipamentos e disponibilizar diagnósticos mais rápidos em Lagoa Grande, e só encaminhar os pacientes para outro lugar quando for o caso através da regulação”, assinalou Catharina Garziera.
A prefeita também respondeu sobre seus projetos para a educação, abastecimento de água, e que tem feito um planejamento detalhado para fazer um governo de fato na promoção do desenvolvimento econômico e da promoção social no município.
“Nós recebemos recentemente um Selo Ouro de cidades que alfabetizaram as crianças na idade certa, a gente sabe ser importante esse reconhecimento, mas temos clareza que essa é nossa obrigação. Agora é hora de avanços com mudanças na nossa grade curricular, inserindo o empreendedorismo, a gestão financeira no aprendizado em nossa rede, E por fim, a conquista do Hotel Escola do Senac, que estamos em busca e que será uma virada de chave, um grande marco para a nossa gestão e o futuro de nossa cidade”, pontuou a gestora lagoagrandense.
Preocupada com a melhoria da oferta de água para a cidade, Catharina pintou que esse é um problema que sua gestão irá buscar projetos para dispor de uma solução definitiva.
“Nossa situação não é diferente dos demais municípios de nossa região, mas temos buscado realizar obras em parceria com o governo do estado através da Compesa para amenizar a questão do rodízio que nosso povo vivenciava. Mas, só através do novo modelo de concessão em que participamos de uma audiência pública, quando Lagoa Grande terá direito a mais de R$ 90 milhões via esse novo modelo de investimentos, para assim conseguirmos resolver esse problema do abastecimento de água”, disse Catharina Garziera.
Ainda respondendo sobre a nova administração, a chefe do executivo lagoagrandense frisou que todo o projeto da gestão passará pela atração de investimentos para a cidade, fortalecendo seu potencial para atrair novas oportunidades dentro da riqueza que a cidade apresenta.
“Temos muitos títulos e números que nos potencializam e a gente acredita de verdade no turismo, por isso não é à toa que estamos correndo atrás do Hotel Escola que vai desafogar uma parte da fortalecer a hotelaria, a gastronomia, setor imobiliário, logístico. Realizamos um evento, o Viva Lagoa Grande justamente para mostrar a investidores de fora nossa potencialidade. Promover e celebrar nossa marca, único lugar do mundo onde se planta uva todos os dias do ano, dá para apresentar potenciais como esse em nosso projeto para Lagoa Grande”, relatou Catharina.
“Nós estamos na gestão para transformar nossa cidade, sem deixar de cuidar das pessoas. Estamos prontas para acolher, com uma melhor saúde, educação, trabalhando de verdade para que nosso projeto aconteça. Sempre contando com o apoio de cada lagoagrandense, de todos que fazem a gestão, servidores, e do apoio de todos que fazem a nossa Câmara Municipal”, concluiu Catharina Garziera.