Após um mês de pleno funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h dos Phocs realizou 4.791 atendimentos, entre os dias 27 de janeiro e 27 de fevereiro. O local é administrado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), e segue a orientação da gestão de promover o atendimento humanizado.
A coordenadora da unidade, Márcia Figueirêdo, fez uma avaliação sobre o período. “Para a gente tem sido um desafio diário, mas com resultados positivos. Estamos nos empenhando todos os dias para prestar um serviço de qualidade, com boas técnicas, com bom acolhimento aos pacientes que tanto estavam necessitando, que tanto vêm carente para a nossa unidade, carente de uma saúde de qualidade. E nós temos esse desafio de uma demanda grande mesmo, porém estamos dando conta, estamos prestando o melhor atendimento que nós podemos para toda a população”, finalizou.
A média da unidade é de 160 atendimentos por dia. A UPA dos Phocs realiza exames como raio-X, eletrocardiograma (ECG) e de laboratório 24h. Conta com ambulância equipada para os casos de pacientes com necessidade de regulação. Já a equipe é composta por três médicos, quatro enfermeiros e um odontólogo, além de técnicos de enfermagem, de laboratório, de Raio-X. Possui ainda equipe de apoio, administrativo, recepção, higienização, copeira e vigilante.
Esta é a única unidade com emergência odontológica 24h. Apenas nesse período foram realizados 436 atendimentos, entre procedimentos como exodontia de dente permanente, primeira consulta odontológica especializada e orientações de higiene bucal.
Foto: Patrick Abreu