Com o objetivo de ampliar as discussões sobre a saúde coletiva das pescadoras e contribuir para a elaboração de políticas públicas para essa população, será realizada na próxima sexta-feira (28), às 13h, a audiência pública Saúde das Pescadoras Artesanais e Marisqueiras, no auditório do Centro de Cultura da Câmara. A atividade será presidida pela vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), integrante da Comissão de Reparação da Câmara.
A vereadora Eliete ressalta que estudos sobre saúde coletiva apontam que as pescadoras artesanais e marisqueiras exercem suas atividades laborais expostas a graves riscos ocupacionais, com 30 doenças relacionadas ao trabalho, e convivem sem proteção à saúde, diagnóstico adequado, tratamento e reconhecimento previdenciário.
A audiência tem o apoio da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia. O debate contará com a participação de pescadoras e marisqueiras de bairros e das ilhas de Salvador, além de representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil.