A Prefeitura de Salvador inaugurou, nesta quarta-feira (26), a Arena Amadeu Vitório, novo equipamento esportivo que beneficia os moradores do Parque Residencial Pirajá. O espaço foi pensado para atender à comunidade com atividades como futebol e outras práticas esportivas, ampliando as opções de lazer e convivência na região.
Antes de chão batido, o local passou por ampla requalificação e agora conta com campo de grama sintética, vestiário, arquibancada, sistema de drenagem, traves, alambrados e iluminação em LED. O investimento foi de R$896.708,59.
Além do campo, a área ao redor também recebeu melhorias, com a construção de um parque infantil, academia ao ar livre, área arborizada, quiosques e espaço de convivência, somando R$121.378,49 em investimentos.
Durante a entrega, o prefeito Bruno Reis destacou a importância da infraestrutura esportiva como política pública de inclusão social. Segundo ele, este é o 72º campo de grama sintética entregue em Salvador, de um total de 118 previstos.
“Já temos outros 43 campos prontos e mais três sendo finalizados. A gente sabe que o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão social. As pessoas me perguntam: ‘Como é que você pode ajudar no enfrentamento à questão da segurança?’. Aqui está um exemplo. Esse campo permite que os jovens, por meio da prática esportiva, fiquem longe das drogas, do crime, da marginalidade. O esporte é saúde, é foco, é disciplina, é respeito, é hierarquia. É a oportunidade de a criança e o jovem aprenderem a trabalhar em grupo — e, para muitos, também um caminho profissional”, disse o prefeito.
A arena leva o nome de Amadeu Vitório, morador da comunidade que, segundo relatos, foi um dos idealizadores do campo e lutou pela sua reforma. Rodoviário e liderança local, Amadeu faleceu em decorrência de complicações da COVID-19.
“A Prefeitura vem se especializando. Estamos nos tornando cada vez mais capazes de transformar sonhos em realidade. Infelizmente, seu Amadeu nos deixou, vítima da Covid. Por isso, essa homenagem é tão importante: a arena leva o nome de um homem que acreditava na sua comunidade. E o campo não é só campo: tem alambrado, gol, tela, iluminação de LED, grama sintética. Tem também o entorno, para quem não joga bola, mas quer se exercitar. Tem academia ao ar livre, espaço para caminhada e banheiro”, comentou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.
A entrega da arena também foi celebrada pelos moradores. Jorge Santos, 53 anos, que vive há 40 anos no Parque Residencial Pirajá, contou que o local, antes aberto e sem estrutura, agora oferece mais segurança e conforto para as crianças.
“Esse campo não era assim. Era só terra. Agora ficou tudo direitinho, mais seguro para eles. Meu filho brinca aqui direto. Agora melhorou bastante. A escolinha do Vitória usa o campo, mas como o horário da escola dele não bate, ele ainda não participa. Já os amiguinhos que estudam de manhã conseguem. Eu também jogo com meus amigos. Ficou uma maravilha”, disse Jorge Santos.
Moradora há 17 anos, Jucimara Cristina, 45, também celebrou a revitalização. Ela é mãe de um jovem de 25 anos, que participa dos torneios organizados pelos próprios moradores. “Aqui era só barro. Agora ficou muito melhor. É um campo que os próprios moradores usam. Tem torneios e os pais incentivam os filhos a participarem. Graças a Deus, é um lugar sem violência. Podemos estar aqui a qualquer hora. O campo ficou maravilhoso”, afirmou.
Foto: Betto Jr. / Secom PMS