STT fará mudanças no trânsito durante o Festival de Arembepe 2025

A Prefeitura de Camaçari, através da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), montou um esquema especial para quem tem como destino o Festival de Arembepe 2025, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de março.

Com o intuito de melhorar a mobilidade no entorno do circuito da festa, promovendo maior comodidade e segurança aos moradores, bem como aos foliões que irão aproveitar os três dias do evento, foram inovadoras algumas alterações importantes nas principais vias de acesso ao festival.

Conforme a Portaria n.º 102/2025, publicada quarta-feira (26), no Diário Oficial do Município (DOM), edição n.º 2.594, entre as medidas adotadas estão a alteração do sentido de circulação de vias e o bloqueio de determinadas ruas durante os festejos em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade. A íntegra do documento pode ser acessada aqui.

No sábado (29), o fechamento das vias ocorrerá às 6h, com reabertura às 5h de domingo (30), quando o fechamento será às 10h, e a reabertura às 5h da madrugada de segunda-feira (31), dia em que as interdições temporárias começam às 13h, com reabertura às 3h do dia 1° de abril (terça-feira). Os horários se aplicam a todas as vias nas imediações do evento, conforme sinalização provisória e seus dispositivos auxiliares instalados no local.

De acordo com a portaria, os profissionais da STT (agentes de fiscalização, supervisores, gerentes operacionais e diretores de trânsito e transporte) poderão, a qualquer tempo, alterar e/ou fixar sinalização vertical e temporária, realizar bloqueios, com vistas ao atendimento da melhor operacionalidade do trânsito e do transporte durante o evento, desde que observadas as demais normas vigentes.

A STT possui uma central de comunicação 24 horas, para críticas, sugestões e denúncias, por meio dos números: (71) 3622-7798 e/ou 3454-1877.

Confira, a seguir, o esquema especial para o Festival de Arembepe 2025:

Alterações nas vias –ficarão proibidos o trânsito de veículos motorizados e/ou de tração animal na Rua Direta de Arembepe, no trecho a partir da interseção com a Estrada do Coco (BA-099) até a Praça Isaac Marambaia (terminal de ônibus), durante a concentração do cortejo religioso e/ou do desfile dos blocos de rua, nos dias que seguem o evento.

Não que se refira aos locais onde será proibido estacionar durante o festival, estão as seguintes vias: Rua Direta de Arembepe e Rua da Glória; Rua Parati (trecho compreendido entre a interseção da Rua Eduardo Pinto com a Rua Parati, em frente à Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, finalizando na interseção com a Travessa Eduardo Pinto, em ambos os lados da via; Rua Guilherme Machado e Rua Terceiro Arraial de Arembepe, no entorno do terminal de ônibus; Rua da Caraúna; Rua Lídia Coelho; Rua Manoel Coelho; Rua S; Rua L; Travessa E; Travessa T; Rua das Palmeiras, em ambos os lados da via; Rua do Piruí, no trecho do Hotel Tubarão até o Condomínio Residencial Marlim, em ambos os lados da via ; (CIEE), nos dois sentidos da via (este trecho ficará reservado para o estacionamento dos veículos envolvidos na operacionalização das ações da STT durante o evento); além do entorno da Praça dos Coqueiros.

Opções de trânsito –os veículos com destino às praças dos Coqueiros e das Amendoeiras, a portaria prevê o seguinte: ônibus, trens e carretas oriundos da BA- 099 deverão adentrar pela Rua das Bromélias, acessando a Rua da Caraúna para seguir a indicação da sinalização temporária e/ou orientação dos agentes da STT.

A orientação também se estende aos automóveis, motocicletas, motos e ciclomotores originários da BA-099, sentido à praça das Amendoeiras e dos Coqueiros. Neste caso, os motoristas deverão adentrar pela Rua Nivalda ou Rua das Bromélias, acessando a Rua da Caraúna para seguir a indicação de sinalização temporária e/ou orientação dos agentes.

A STT salienta, ainda que, será proibido o estacionamento de veículos de pequena porte nas áreas destinadas ao transporte público, podendo apenas permanecer nesses locais, se devidamente autorizados.