Lagoa Grande acolhe 32 municípios em curso interdisciplinar de Regularização Fundiária do Tribunal de Justiça

A cidade de Lagoa Grande acolhe até o dia 11/04, representantes de 32 prefeituras e cartórios dos municípios pertencentes às quatro microrregiões do Sertão pernambucano: São Francisco, Araripe, Central e Itaparica, para o Curso Interdisciplinar Regionalizado em Regularização Fundiária.

O evento é realizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a prefeitura de Lagoa Grande. O curso acontece no Centro de Treinamento e Aprendizagem – CTA, localizado na Av. Gov. Miguel Arraes. A abertura da capacitação aconteceu nesta manhã, 08/04. 

Entre os objetivos: capacitar equipes municipais de prefeituras e cartórios, para atuarem na execução de levantamentos fundiários e na implementação da Regularização Fundiária Urbana (REURB). A coordenadora adjunta do NUREF-Moradia Legal do TJPE, Sara Lima, parabenizou o trabalho e o empenho dedicado pelas equipes da prefeitura de Lagoa Grande. “Agradecemos pela receptividade e os investimentos feitos pela prefeita Catharina Garziera para a realização do curso”, disse Sara.   

A prefeita Catharina Garziera deu as boas-vindas aos participantes e às autoridades presentes, destacando que o município possui todas as condições com estrutura aconchegante para acomodação dos participantes. “Através da regularização fundiária, uma ação direta da nossa equipe da secretaria de Assistência Social, nós vamos promover a dignidade e qualidade de vida para o nosso povo. O título de posse possibilita segurança jurídica e torna possível o direito à moradia com dignidade, com o documento do seu terreno. Essa capacitação demonstra que o poder público municipal está fazendo as coisas acontecerem”, ressaltou a gestora.

Além da prefeita Catharina Garziera, a solenidade de abertura contou com as presenças de Corrinha de Geomarco (prefeita de Dormentes), George Duarte (prefeito de Santa Maria da Boa Vista), Dr. Frederico Ataíde  (Juíz de direito do TJPE), Dra. Sara Lima (Coordenadora Adjunta do NUREF-Moradia Legal do TJPE), Mantena (presidente da Câmara de vereadores de Lagoa Grande), Olavo Marques (vice-prefeito Lagoa Grande), Ronaldo Campos (UFPE), Maria de Lurdes  (UFPE), Antônio Henrique (UFRPE), Dra. Ynara Mota (Presidente da ARIPE), Samuel Cardoso (Ministério das Cidades – online), Maria Ivete (tabeliã oficial do Cartório Serventia Registral e Notarial de Lagoa Grande); além de secretários, diretores e coordenadores municipais, vereadores, entre outras autoridades.