A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) , Ana Paula Matos, assumiu oficialmente a presidência do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O diretor de Turismo da Secult ocupa a suplência. A gestora realizou nesta quinta-feira (10), na sede da Prefeitura, representantes do trade turístico e de diversos segmentos da sociedade civil.
Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos para o fortalecimento do setor, como a análise do desempenho turístico da cidade, o planejamento das ações promocionais para 2025, melhorias na infraestrutura e nos serviços oferecidos aos visitantes, além da apresentação de novos projetos voltados à valorização da cultura e do patrimônio local.
“Estamos buscando soluções conjuntas para os desafios do setor e aproveitando todas as oportunidades de crescimento. Através da união e do diálogo permanente com o trade turístico, faremos de Salvador uma cidade ainda mais atrativa para o mundo e melhor para os soteropolitanos. Tenho orgulho de presidir o COMTUR ao lado de Gegê Magalhães e de um time comprometido com o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, afirmou Ana Paula Matos.
A gestora destacou ainda o turismo como um vetor estratégico. “A missão confiada pelo prefeito Bruno Reis demonstra o reconhecimento da cultura e do turismo como pilares fundamentais para a geração de emprego e renda, fortalecimento da identidade ancestral, construção de novas matrizes econômicas e promoção da equidade social”, completou.
Entre as prioridades da nova gestão do COMTUR está o fortalecimento de diferentes segmentos turísticos, como o turismo de sol e praia — um dos principais atrativos da cidade —, o turismo religioso, de grandes eventos e de negócios. A proposta é ampliar o tempo de permanência dos visitantes em Salvador, estimulando experiências autênticas que criem conexões emocionais com a cidade e gerem desejo de retorno.
A atuação integrada com o Conselho Municipal de Turismo e o diálogo contínuo com o setor privado serão fundamentais para garantir o planejamento estratégico, a execução de ações eficazes e a consolidação de Salvador como um destino turístico completo, competitivo e conectado com o mundo. Durante a semana, Ana Paula Matos também se reuniu com representantes do Trade Turístico, que tem um papel fundamental na promoção da cidade, atraindo e melhorando a experiência dos visitantes.