A vereadora Roberta Caires (PDT) chega, nesta sexta-feira (11), aos primeiros 100 dias do seu segundo mandato somando 27 projetos apresentados e comemorando a aprovação de dois deles. Os Projetos de Indicação (PIN) de sua autoria, nº 53 e 60/2025, têm foco no empreendedorismo e na inovação social e foram aprovados na Câmara Municipal de Salvador.
Roberta pediu a atenção do prefeito Bruno Reis. “Com a certeza da sensibilidade do nosso prefeito, peço a criação de um espaço de coworking exclusivo para mulheres empreendedoras e a implantação de um programa de apoio a startups, plataformas tecnológicas que conectem comunidades a serviços essenciais em Salvador”, disse a vereadora.
Nos últimos três meses, a vereadora também articulou mais de R$ 2 milhões em obras de infraestrutura, esporte e lazer, com destaque para a chegada do programa Morar Melhor em comunidades como Águas Claras, Parque Bela Vista, Santa Cruz e Uruguai, promovendo reformas domiciliares e melhorias habitacionais.
A atuação incluiu ainda a viabilização de obras de contenção e drenagem nas Granjas Rurais Presidente Vargas, garantindo mais segurança à população da área. Além disso, contribuiu para a instalação de campos de futebol sintético e revitalização de quadras poliesportivas em bairros como São João do Cabrito, Sussuarana, Colina Solar e Cajazeiras V.
Na Câmara Municipal de Salvador, Roberta Caires é idealizadora, criadora e presidente da Frente Parlamentar da Mulher Empreendedora, além de presidente da Comissão de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor.
Esse conjunto de ações reflete o modelo de mandato defendido pela vereadora: participativo, transparente e conectado com as reais necessidades da população. “Nosso compromisso é estar nas ruas, ouvir as comunidades e transformar as demandas em políticas públicas efetivas. Prestar contas não é só uma obrigação legal, é um gesto de respeito com quem confia no nosso trabalho”, afirma Roberta.
Principais projetos
Núcleos do CODECON nas prefeituras-bairro são propostos para facilitar atendimento ao consumidor
A Indicação PIN-161/2025 propõe a implantação de núcleos de atendimento do CODECON nas Prefeituras-Bairro de Salvador. A iniciativa visa descentralizar o atendimento e garantir maior proximidade dos cidadãos aos serviços de defesa do consumidor.
Quadra na laje: proposta para garantir lazer na Escola Esther Felix
Por meio da Indicação PIN-145/2025, foi sugerida a construção de uma quadra poliesportiva na laje da Escola Municipal Esther Felix da Silva, em Fazenda Coutos. A proposta considera a ausência de espaços de convivência e lazer na unidade.
Indicação propõe quadra na Escola Iacy Vaz Fagundes, na Federação
A Indicação PIN-144/2025 solicita a construção de uma quadra na laje da Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes, na Federação. O objetivo é oferecer espaço para atividades esportivas e de lazer aos estudantes.
Valorização de gestores escolares é pauta de nova indicação à Secretaria de Educação
A Indicação PIN-119/2025 solicita à Secretaria Municipal de Educação a criação de políticas de valorização dos gestores escolares, com reconhecimento financeiro e institucional, visando melhoria da qualidade educacional.
Indicação propõe programa do PROCON para clareza nos contratos digitais
A Indicação PIN-90/2025 solicita que o PROCON crie um programa para tornar mais claras as informações em contratos firmados digitalmente. A medida busca combater práticas enganosas nas relações de consumo online.
Fiscalização contra venda casada em escolas é indicada ao PROCON e à CODECON
As indicações PIN-92/2025 e PIN-91/2025 pedem ações fiscalizatórias por parte do PROCON e da CODECON para combater a prática de venda casada em escolas particulares.
Defesa do consumidor: clareza nas compras digitais é pauta de novas indicações
As proposições PIN-89/2025 e PIN-90/2025 reiteram a necessidade de medidas por parte da CODECON e do PROCON para que negócios digitais apresentem informações mais transparentes aos consumidores.
Combate à maquiagem de produtos é tema de indicação DE Roberta Caires
As Indicações PIN-86/2025 e PIN-85/2025 propõem ações de fiscalização e campanhas educativas contra a maquiagem de produtos. A prática engana consumidores com embalagens que não refletem o conteúdo real dos itens.
Salvador pode ganhar o Dia Municipal do Educador Social
O Projeto de Lei PLE-62/2025 propõe a criação do Dia Municipal do Educador Social, como forma de valorização da categoria e de reconhecimento à importância do seu trabalho junto às comunidades mais vulneráveis.
Fiscalização em templos religiosos é proposta para prevenir acidentes
As indicações PIN-34/2025 e PIN-33/2025 solicitam a realização de fiscalizações em templos religiosos, visando prevenir tragédias e garantir segurança aos frequentadores. As ações seriam coordenadas pela CODECON e PROCON.
Comissão Especial de Educação Técnica é proposta na CMS
O Requerimento REP-57/2025 solicita a criação de uma Comissão Temporária Especial na Câmara para incentivo à educação técnica e profissional, com foco em preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho.
Guarda Municipal recebe moção de aplauso por ações voltadas às mulheres
A Moção MOC-5/2025 presta homenagem à Banda da Guarda Municipal de Salvador, em reconhecimento às suas ações de valorização e proteção das mulheres na capital baiana.