Líderes empresariais e poder público debatem o papel das PPPs sociais para o desenvolvimento do Brasil

Evento nesta quarta-feira (2) na Arena B3, em São Paulo, discutiu o potencial das Parcerias Público-Privadas em campos como Educação, Saúde e Turismo

No último dia 2 de abril, a sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira, foi palco para importantes debates sobre o potencial das Parcerias Público-Privadas no desenvolvimento do Brasil nos próximos anos. Empresários, prefeitos, secretários e diversos agentes das esferas civil e governamental se reuniram no II Fórum de Concessões e PPPs em Infraestrutura Social para apresentar casos de sucesso, ideias e caminhos para os setores de Educação, Saúde, Turismo, Segurança e Infraestrutura em geral.
Dados do iRadarPPP, da consultoria Radar PPP, apontam que o número de contratos assinados neste formato de parceria aumentou de 80 para 314 entre 2014 e 2024, crescimento de quase 300% em 20 anos, com foco na modernização da prestação de serviços públicos e enxugamento das contas públicas.
 Em um dos painéis, focado em discutir a visão municipal e estadual para o futuro das PPPs sociais, Ivan Pereira, Co-CEO da Mind Lab; Lucas Giuseppin, coordenador de ESG Escritório Estadual de Parcerias de Mato Grosso do Sul; Giuseppe Riesgo, Secretário Municipal de Parcerias de Porto Alegre; Geninho Zuliani, prefeito de Olímpia (SP); e José Aliperti, CEO da Astra Infraestrutura e Concessões Educacionais S/A, exploraram as principais tendências e estratégias para o uso de Parcerias Público-Privadas em projetos de saúde, educação e segurança.
 “A essa altura, vemos que investir só em infraestrutura já não é suficiente. Precisamos impactar o déficit de aprendizagem para não só entregar escolas novas através das PPPs, mas aprimorar o futuro da educação. Uma forma clara de potencializar a qualidade do ensino, por exemplo, é agregar atividades socioemocionais na rotina dos alunos. Hoje, as chamadas soft skills já são essenciais para a formação dos estudantes e já pautam, inclusive, a Base Nacional Comum Curricular do MEC”, comentou Ivan Pereira, Co-CEO da Mind Lab.
 A discussão, que passou também por oportunidades nos campos da Saúde, Infraestrutura e Turismo, com destaque para o salto na movimentação de turistas no Interior de São Paulo, especialmente em Olímpia. “Nos últimos 15 anos, passamos a registrar uma marca anual de cerca de 5 milhões de pessoas que visitam a cidade de aproximadamente 60 mil habitantes. Números como esse já nos fazem pensar até mesmo em planos para o futuro aeroporto internacional que funcionará no município e atuará como um hub para todo o Brasil”, celebrou o prefeito Geninho Zulani.
 Entre outros temas, foram debatidas questões mais abrangentes que estão inseridas nas dinâmicas das PPPs, como legislação, investimentos, financiamento, inovação e até mesmo diálogo entre diferentes ideologias políticas. Representantes do BNDES, Pezco Economics, Banco do Brasil, Ministério da Saúde e outras entidades também participaram dos painéis ao longo da programação do evento.