Em defesa de Rui Costa, Lula afirma : “Quem tem de queimar arquivo está no governo federal”

O ex-presidente Lula saiu em defesa do governador Rui Costa, após o embate público entre o gestor baiano e o presidente Jair Bolsonaro sobre a morte do miliciano Adriano da Nóbrega em uma ação policial, em Esplanada, na Bahia.

“Quem tem de queimar arquivo é quem está no governo federal, e não o Rui Costa”, afirmou Lula, após seu encontro com as bancadas do PT na Câmara e no Senado.

Rui foi alvo de ataques de Bolsonaro e de seu filho, o senador Flávio. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “foi a Polícia Militar da Bahia que matou o ex-policial”. Nesta terça-feira (18), Flávio Bolsonaro publicou um vídeo que seria da autópsia realizada no corpo do miliciano Adriano da Nóbrega sugerindo que existirian claros sinais de tortura contra o miliciano.

SSP – O secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, rechaçou as acusações. Barbosa destacou que o vídeo divulgado nas redes não é reconhecido como autêntico pela perícia baiana ou pela perícia do Rio de Janeiro.

“As imagens não foram feitas nas instalações oficiais do instituto médico legal. Então nós temos a clara convicção de que isso é para trazer algum tipo de dúvida, de questionamento, a um trabalho que ainda não foi concluído. Eu reforço aqui o posicionamento das nossas instituições, a transparência com que estamos agindo e não vamos deixar que, por uma questão política, ou por qualquer outro motivo, qualquer outro interesse que esteja por trás disso tudo, venham trazer qualquer tipo de questionamento prévio, sem antes termos a conclusão da nossa investigação, das nossas perícias, e que o Ministério Público e a Justiça se posicionem quanto a isso”.