A NBA anunciou na noite desta quarta-feira (11) a suspensão de toda a temporada por causa do surto de coronavírus. A decisão veio logo após o cancelamento do jogo entre Oklahoma City Thunder e Utah Jazz. Segundo a liga, um dos jogadores do Jazz foi contaminado com a doença, mas não estava na arena Chesapeake Energy.
Todos os jogos estão suspensos e a NBA usará este hiato para decidir os próximos passos. Apesar da decisão, outras quatro partidas aconteceram normalmente na nesta quarta-feira: Sixers 124 x 106 Pistons, Hawks 131 x 136 Knicks, Heat 98 x 109 Hornets, e Mavericks 113 x 97 Nuggets. O jogo entre Kings e Pelicans, previsto para as 23h30, em Sacramento, também foi cancelado.
Sinal de alerta
Desde a semana passada, a NBA vem discutindo com as franquias as medidas para preservar atletas e torcedores. A cúpula da liga estabeleceu que os 30 times deveriam apresentar até a última terça-feira suas diretrizes de prevenção contra o coronavírus. A epidemia vem fazendo vítimas nos Estados Unidos, desde a semana passada, o que acendeu o sinal de alerta da liga profissional norte-americana de basquete.
No primeiro comunicado, divulgado no sábado, a NBA sugeriu que os times se preparassem para jogar com ginásios vazios. A organização informou medidas que os times precisam adotar caso se torne necessário jogar apenas com as pessoas essenciais presentes
A possibilidade causou reações contrárias de jogadores como LeBron James, do Los Angeles Lakers.
— Jogamos pelo público que está nos ginásios. Se eu chegar em uma arena e não tiver torcida, eu não jogo — disse o ala do líder do Oeste.
Já no novo comunicado, divulgado na madrugada de domingo, a organização determinava que as 30 equipes apresentem planos de prevenção e que adotassem medidas como consultas com infectologistas e limitação do contato entre time e comissão técnica. Somente pessoas do staff essencial deveriam estar presentes nos jogos.
Fonte: Globo Esporte