O Globo
Amazonas é o primeiro estado do país a registrar um caso do novo coronavírus entre indígenas. A paciente é uma mulher da etnia Kokama, de 19 anos, moradora da aldeia São José, em Santo Antônio do Içá, a cerca de 250 quilômetros da fronteira com a Colômbia. A informação foi confirmada na noite desta terça-feira (31) pelo secretário de saúde, Francisco Ferreira Azevedo.
Até o final da tarde, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) não tinha confirmado nenhum registro de casos confirmados entre povos indígenas brasileiros. No total, o município de Santo Antônio do Içá já soma quatro casos positivos para a Covid-19, entre eles um médico que acredita ter contraído o vírus durante viagens aos estados de Santa Catarina e Paraná. Ele também não descarta a possibilidade de ter sido infectado em Santo Antônio do Içá, que fica a 880 quilômetros de Manaus, no sudoeste do estado. Os outros dois casos confirmados também são de homens, um de 38 e outro de 45 anos.
A indígena que teve seu caso confirmado viajou a outros municípios do Alto Solimões, de acordo com o secretário. Ela trabalha como agente de saúde e atende em aldeias na região.
Foto: O Globo