En nota enviada à imprensa, a vereadora Ana Rita Tavares, se manifestou sobre sua filiação ao PT, ocorrida na manhã desta quinta-feira (2). Ana Rita confirmou, como havia sido adiantado pelo Bahia Sem Fronteiras, que o convite para seu ingresso na legenda teria partido do governador Rui Costa e do deputado Afonso Florense.
“Venho comunicar que, a partir desta data, estou filiada ao Partido dos Trabalhadores – PT, a convite do Governador Rui Costa, com a vontade política manifesta do Senador Jaques Wagner”, disse a vereadora.
“Fiz a opção de me juntar ao Partido dos Trabalhadores por toda a identidade que o nosso mandato guarda com as lutas sociais em favor dos mais carentes (os animais e as pessoas que os protegem), trazendo uma nova pauta, a defesa dos animais, que, na verdade, tem reflexo direto no bem-estar e na saúde de toda a coletividade”, completo
Por fim, Ana Rita fez agradeceu à cúpula do seu novo partido: “A Éden Valadares, nosso Presidente Estadual, e a Ademário Costa, nosso Presidente Municipal, à companheira Cibele Carvalho, ao companheiro Josias Gomes, a todas as lideranças e tendências do PT, agradeço pelos gestos de acolhimento para esta nova jornada.
Veja nota na íntegra:
NOTA OFICIAL DO MANDATO
DA VEREADORA ANA RITA TAVARES
A todas as pessoas que acompanham a minha trajetória obstinada e responsável em defesa dos animais e da coletividade, como advogada, ativista e vereadora de Salvador por dois mandatos, venho comunicar que, a partir desta data, estou filiada ao Partido dos Trabalhadores – PT, a convite do Governador Rui Costa, com a vontade política manifesta do Senador Jaques Wagner.
Tenho a convicção de que o apoio de um Partido com histórico de luta em benefício da sociedade, com representatividade e protagonismo político, como o PT, é um reforço decisivo na luta que empreendo, com ativistas e organizações socioambientais, em prol dos animais e das pessoas carentes que protegem esses seres indefesos, a fim de reverter passivo histórico na instituição de políticas públicas.
A relação com o Partido dos Trabalhadores se tornou mais forte em maio de 2018, quando, ainda no Partido da Mulher Brasileira – PMB, migrei para a base política do Governador Rui Costa. Nas eleições daquele ano, participei ativamente da campanha do Governador, dos Senadores Jaques Wagner e Angelo Coronel, provoquei a inclusão da causa animal no Programa de Governo do PT e, na base política do Partido, fui candidata a deputada federal pelo PMB, numa coligação de pequenas siglas.
Assim como nas eleições presidenciais anteriores, quando votei em Lula e Dilma, em 2018 apoiei o candidato do PT, Fernando Haddad. Naquele período, em mais de uma oportunidade, dialoguei com Haddad sobre a instituição de políticas públicas de atenção aos animais no País, como ocorreu no encontro com ativistas, em São Paulo, durante a campanha, quando estive presente, representando a proteção animal da Bahia.
Despeço-me do PMB, sigla que dirigi na Bahia por quase cinco anos, registrando a honra que tive ao longo desse tempo de participar, ao lado da Presidente Nacional Suêd Haidar e do Vice-Presidente Sidclei Nogueira, pessoas idôneas e guerreiras, da luta para o crescimento do Partido em nível nacional.
Fiz a opção de me juntar ao Partido dos Trabalhadores por toda a identidade que o nosso mandato guarda com as lutas sociais em favor dos mais carentes (os animais e as pessoas que os protegem), trazendo uma nova pauta, a defesa dos animais, que, na verdade, tem reflexo direto no bem-estar e na saúde de toda a coletividade.
No diálogo para a construção deste caminho que agora inauguro junto ao Partido dos Trabalhadores, reconheço a participação de coração e consciência do militante e amigo Penildon Filho e sua companheira Maria Cristina Torres, do companheiro e apoiador fraterno nesta bandeira humanitária dos animais – o Deputado Federal Afonso Florence, que, junto ao convite do nosso Governador Rui Costa, me trouxeram pelas mãos confiantes na contribuição que poderei dar, engrossando as lutas sociais travadas pelo Partido e ampliando os espaços de atuação política com a pauta da defesa dos direitos dos animais e do meio ambiente.
Quero registrar também e com muita alegria o estímulo que recebi da extraordinária militância, que constrói e sustenta os justos propósitos sociais deste Partido, manifestando nos corredores, nos ambientes públicos, nas oportunidades informais ou não, individualmente ou no coletivo, a alegria com a minha vinda para o PT, trazendo este sentimento e esta proposta de vida política para um Partido tão sensível às dores e às necessidades do outro.
A Éden Valadares, nosso Presidente Estadual, e a Ademário Costa, nosso Presidente Municipal, à companheira Cibele Carvalho, ao companheiro Josias Gomes, a todas as lideranças e tendências do PT, agradeço pelos gestos de acolhimento para esta nova jornada.
Que Deus esteja conosco nessa caminhada!
Foto : Valdemiro Lopes / Câmara de Salvador