O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se reuniu na tarde desta terça-feira, 14, com o comandante do 72º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, tenente coronel De Lima, e com o Comandante do Policiamento Regional Norte (CPRN), Coronel Nilton Paixão, quando solicitou apoio nas medidas de ordenamento de pessoas, além de auxílio nas ações da saúde no combate à expansão do coronavírus no município. Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a adotar medidas de prevenção contra a Covid 19 e o H1N1.
O comandante do 72º BI se colocou à disposição do município, podendo contribuir em campanhas de vacinação, por exemplo. “Para nós é uma grande satisfação, pois Juazeiro faz parte da área de atuação no 72º BIMTZ. Essas ações integradas elas são muito importantes para que possamos proporcionar um maior bem estar de todos e continuamos à disposição. O exército Brasileiro está sempre pronto, sempre em condições de ser empregado. Acredito que fazendo ações conjuntas vamos conseguir um resultado excepcional e vencer este inimigo que ora se apresenta”, garante o Ten. Cel. De Lima, que esteve acompanhado do subcomandante Tem. Cel. Wesley Castro Silva.
Para o prefeito, soma-se mais uma força nesta guerra contra um inimigo invisível. “É uma instituição que tem como objetivo defender o povo brasileiro. E agora estamos numa guerra contra o coronavírus. O 72º BI sempre se mostrou parceiro da Prefeitura de Juazeiro, assim como a Polícia Militar da Bahia, e agradecemos pela disponibilidade em contribuir com a população juazeirense”, declarou Paulo Bomfim.
Ordenamento da População
Acompanhado do Major Carlos Alberto Andrade, do Centro de Planejamento Operacional e Decisões Estratégicas, o comandante do CPRN Coronel Nilton Paixão reiterou ao prefeito Paulo Bomfim a disposição em contribuir na luta contra o coronavírus e designou a comandante da 73ª Companhia Independente, Major Raquel Reis Soares de Souza, para ampliar o policiamento e contribuir com a Guarda Municipal no ordenamento da população.
A Comandante da 73ª Cia destacou que a PM está sempre à disposição na diretriz de combater e prevenir a Covid 19. “Vamos relocar todas as forças policiais, no sentido de ajudar, neste primeiro momento, nestas aglomerações, que vão de encontro ao Decreto Municipal. Estamos aqui para cumprir a Lei e também ajudar a sociedade juazeirense, especificamente. Nós temos que entender a gravidade da situação. A campanha “Fique em casa” prevalece. Se não pode ficar em casa, tem que cumprir algumas normas de precaução, como afastamento de 1,5m de distanciamento em filas, usar luvas, máscaras. Caso aquele cidadão que queira descumprir ou ir de encontro a ordem pública, pode até incorrer em crime. Caso ele queira se exaltar e colocar em risco a população, será conduzido para a delegacia pelo efetivo policial . Juazeiro tem se destacado em relação a outros município. E o resultado positivo é em razão de todos os esforços do poder público nas medidas de prevenção. Assim, devemos nos unir ainda mais para que não aconteçam resultados fora do que vem sendo planejado”, ressaltou a Major Raquel.