Oficinas abertas, área de vendas fechadas. Essa é a condição de 80% das concessionárias no Brasil durante a quarentena. Para não se distanciar dos clientes, lojistas e montadoras definem estratégias que devem virar novas táticas de comercialização.
“A primeira orientação é comunicar que o atendimento permanece disponível nos canais digitais, que estão prontos para receber os clientes”, diz Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil.
A montadora alemã tem feito promoções via internet e desenvolve um serviço de delivery em que leva o carro higienizado até a casa do cliente para que seja feito o test drive. Essa solução também está sendo adotada pelas fabricantes BMW e Caoa Chery, apesar das restrições para concluir o negócio.
Schmidt explica que o fechamento de postos do Detran e de cartórios impede a realização do emplacamento, além de não haver como fazer a vistoria dos carros usados que entram nas negociações.
Mas o desejo de trocar de carro permanece, apesar das incertezas econômicas. O portal Webmotors, do banco Santander, manteve estável o índice de buscas por veículos durante o início da quarentena. Contudo, o número de propostas de compra caiu 35%, sinal de que os interessados estão adiando a compra.
“Na China, que já superou a pior fase da crise, a procura por carros cresceu e está retornando a patamares anteriores. Os tempos mudaram, tudo precisa ser adaptado ao novo cenário. É necessário que as empresas prestem atenção ao comportamento do consumidor, e quando o cenário voltar à normalidade, a imagem da marca será positiva”, diz Eduardo Jurcevic, diretor-executivo da Webmotors.
O desafio de montadoras, concessionárias e lojas independentes é alimentar o interesse dos consumidores que estão em casa. É por isso que lançamentos e apresentações têm sido mantidos.
A Fiat divulgou os detalhes da nova picape Strada, que vai chegar ao mercado após o a quarentena.
Agora só falta revelar os preços. Na Volkswagen, o inédito Nivus começa a ser exibido aos poucos para ser lançado em junho.
A Chevrolet fez a apresentação virtual do novo Tracker e já o oferece em seus canais digitais. O cliente pode configurar e reservar o carro diretamente no site da montadora.
A Renault, que lançou o novo Duster pouco antes da quarentena, oferece simulações de financiamento online com possibilidade de aprovação do crédito e previsão de entrega. Pelos prazos sugeridos no site da empresa, clientes que optarem pela modalidade devem retirar seus veículos cerca de 70 dias após fechar o negócio.
Essas soluções passarão por aprimoramentos e deverão ser mantidas pelas empresas, bem como a exibição do automóvel a distância. A opção vem sendo estimulada nas concessionárias da HMB (Hyundai Motor Brasil), que vende os modelos HB20 e Creta.
Os vendedores apresentam os carros em chamadas de vídeo agendadas. “A crise faz a gente se adaptar, e essa adaptação tem sido rápida”, diz Jan Telecki, responsável pela área de marketing da HMB.
Telecki afirma que as pessoas precisam cada vez mais da conveniência que encontram nos aplicativos de delivery e de transporte. “Temos usado a quarentena como um período de aprendizado para encarar um consumidor que está mudando, que usa mais a internet em vez de fazer uma peregrinação pelas lojas.”
A Peugeot aproveita o período para atualizar seus canais de venda. Os carros da marca estão disponíveis para compra online com pagamento a partir de julho e possibilidade de troco na troca.
Na Jeep, há planos de financiamento com prestações vencendo só no início de 2021. A empresa afirma que vai quitar as primeiras parcelas do carro, benefício cujos prazos variam de acordo com a entrada.
Planos desse tipo precisam do subsídio da montadora. O consumidor deve comparar taxas para saber se postergar pagamentos valerá a pena.
*
COMO COMPRAR NA INTERNET COM SEGURANÇA
As plataformas de classificados online facilitam a compra de veículos, mas também podem esconder tentativas de golpes. Veja o que deve ser levados em consideração para fazer um negócio seguro:
-Prefira fechar negócio em um lugar público;
– Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver de perto o veículo, verificar se está em bom estado e com todos os acessórios anunciados;
– Fique atento se os vendedores alegarem que ganharam o veículo em uma promoção/sorteio ou que são ex-funcionários de uma empresa. Podem ser indícios de uma tentativa de golpe;
– Desconfie se o veículo está em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado;
– Confira se o vendedor é o proprietário legítimo do veículo. Esse dado pode ser verificado no Detran, que irá confirmar a autenticidade da documentação;
– Consulte um mecânico de confiança antes de efetuar o pagamento e, se possível, faça uma revisão antes de fechar o negócio;
– Atenção a contratos de consórcios e prestações pendentes. Pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida.
Folhapress