A Bahia vai passar a fazer mil testes para o novo coronavírus por dia. O aumento na capacidade, que antes era de 400 exames diários, foi possível a partir da entrega da nova ala do Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta sexta-feira (24).
De acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, “o investimento superior a R$ 2 milhões, em obras e equipamentos, tornou o Lacen o maior laboratório do País em capacidade de realização de exames da Covid-19”.
O secretário acrescentou que as mudanças foram idealizadas de forma preventiva, ainda em janeiro, quando a China divulgou o início da pandemia mundial.
A diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, destaca que a unidade tem recebido uma média de 400 exames diariamente. “Essa nova ala comporta não apenas o setor de biologia molecular, que faz todos os exames de coronavírus, HIV, hepatites e outras doenças, mas, também na parte superior, está montado um laboratório de vigilância sanitária, que faz análises químicas de água, de alimentos, produtos de limpeza, entre outros produtos”.
Foto: Fernando Vivas/GOVBA