Analista da CNN cita reabertura de parte do comércio de Feira de Santana como exemplo

A reabertura de parte do comércio de Feira de Santana no mês passado ganhou repercussão nacional e, diante dos resultados, tem sido apontada como ‘case’ para outras cidades do país durante a pandemia do novo coronavírus. A medida, anunciada em meados de abril pelo prefeito Colbert Martins (MDB), foi citada pela analista Basilia Rodrigues durante debate na CNN com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

“Os senhores, da prefeitura, olham somente para os números de São Paulo ou também tentam fazer algum tipo de comparação com outras prefeituras pelo país, que estão pouco a pouco flexibilizando o comércio? Aí a gente cita como exemplo Florianópolis, em Santa Catarina, e também Feira de Santana, na Bahia. Lá as lojas estão reabrindo e há quem diga que os casos de Covid não estão aumentando. Tem como São Paulo olhar para estas cidades também como um exemplo?”, questionou a analista.

Em Feira, desde que a flexibilização foi anunciada pelo prefeito, não houve aumento descontrolado no número de casos. Na última semana, por exemplo, o crescimento diário do número de casos ficou menor do que 4%, abaixo, portanto, do percentual de 6% estimado pelo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, como objetivo esperado para evitar um colapso do sistema de saúde.

O prefeito Colbert Martins afirmou que o resultado ficou dentro do planejado. “Quando nós decidimos flexibilizar a reabertura de parte do comércio foi por entender que conseguimos achatar a curva e que, diante disso, não teríamos uma explosão no número de casos. Estamos tomando todos os cuidados e avaliando diariamente os resultados. Caso seja necessário, a medida será revista. Por enquanto, a flexibilização não provocou aumento descontrolado da doença em Feira, e isso é importante”, afirmou.