No período de 16 a 19 de junho, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), realizará a doaçãode máscaras artesanais, as quais serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica inscritas no Cadastro Único municipal, com fins de promover a contenção do contágio do novo coronavírus (Covid-19). A ação será realizada nos bairros franciscanos, com pontos específicos de entrega ou de porta em porta, sempre no horário das 08h às 12h.
Devido a recomendação do Comitê Estadual de Emergência a Saúde Pública, que na Nota Técnica nº 42 recomenda a utilização de máscaras artesanais pela população em geral para conter a disseminação da doença, a entrega será feita à população mais vulnerável, e em especial os usuários da Assistência Social (inscritos no CadÚnico), que não possuem condições de comprar ou confeccionar as máscaras para utilização enquanto durar a crise.
Um total de 30.000 máscaras artesanais foram adquiridas com fonte de recursos próprios. As máscaras trazer temas voltados para a conscientização da COVID-19, além de abordar as políticas públicas de combate a violação e/ou violência contra: crianças, adolescentes, idosos, mulheres, LGBT e intolerância.
A produção das mesmas seguiu toda as orientações do Ministério da Saúde, como proteção respiratória para uso não profissional, 100% algodão na parte interna do produto, com tecido duplo, com elástico contornando toda a borda capaz de ser ajustada firmemente no nariz, bochechas e queixo do usuário, para garantir vedação suficiente contra a atmosfera ambiente.
Cada responsável familiar do Cadastro Único tem direito a receber 01 (um) kit com três unidades de máscara em tonalidades diferentes e todas as instruções de uso e manutenção.
A ação atenderá a todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações, adotando as medidas de prevenção, como: marcações de distanciamento e disponibilidade dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) para os funcionários que estarão trabalhando.