Secretario de Saúde se diz preocupado com a reabertura de comércio em cidades baianas

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas afirmou ver com preocupação a retomada da economia com a reabertura do comércio em alguns municípios baianos. Vilas-Boas voltou a criticar a decisão do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, e reabrir, de forma gradual, todos os estabelecimentos de até 200 metros quadrados, com horário controlado que vai das 9h às 16h. 

“Nós estamos muito preocupados acompanhando de perto todo esse momento de flexibilização a partir de algumas regras de reabertura do comércio, não apenas em Feira de Santana, mas, também, aqui, em Salvador, e em outros municípios do estado. Nós não estamos em uma fase de estabilização. Nós já estamos em uma fase de desaceleração do crescimento, mas nós não estamos estabilizados, estamos estabilizados no crescimento, mas não conseguimos baixar de 4,5% a taxa de crescimento diário dos casos, eventualmente, a gente chega a 3%. Isso gera uma necessidade maior de internação hospitalar, e nos preocupa o que será da Bahia daqui a 30 a 45 dias, caso não venhamos a entrar na fase esperada do platô”, disse Vilas-Boas em entrevista à TV Bahia na manhã desta quarta-feira (16).

“Sempre que os prefeitos nos procuram, a mim e ao governador, para obter essas opiniões nós temos mantido o diálogo, quando nós enxergamos que é uma situação inadequada e inconveniente, ponderamos. É preciso lembrar que essas decisões são de âmbito municipal, nós só aconselhamos”, completou o secretário.