Licuri e caju produzidos na Bahia são destaques na estreia do ‘Rural Produtivo’ da TVE

O primeiro episódio do ‘Rural Produtivo’ vai mostrar a importância da preservação dos licurizais e a grandiosidade do licuri e os seus derivados, além do manejo do caju. O programa estreia neste sábado (1º), às 14h, na TVE e semanalmente vai incentivar o consumo dos produtos da agricultura familiar e agroecológicos, e abordará ainda dados sobre colheita, manejo e meteorologia, clima e ecologia, políticas públicas de assistência técnica rural, iniciativas da agroecologia, cultura popular e receitas culinárias. 
Conhecido popularmente por diversos nomes, o licuri é um fruto do licurizeiro, planta nativa da caatinga que garante o sustento de muitas famílias do semiárido. 80% da produção nacional do coquinho, sai da Bahia. O programa vai mostrar depoimentos de produtores e a tradição na colheita da atividade, que é fonte de renda para a agricultura familiar, na comunidade do Alto do Capim, em Quixabeira, Centro Norte do Estado. 
Em Ribeira do Pombal, através do Projeto Bahia Produtiva, o semiárido baiano recebeu investimentos para a cajucultura. Ainda neste programa, agricultores familiares falam dos impactos na produção, colheita, transporte e logística, que possibilitaram a expansão dos produtos no mercado nacional e no exterior. 
A produção é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e será exibida também em horários alternativos às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h, e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia. 

Fonte: Secom Gov. Bahia / Foto: Divulgação Secom