As causas mais recorrentes são a queda de objetos e acúmulo de cabelos, gordura e restos de alimentos
O entupimento da tubulação de esgoto é algo mais comum do que se imagina. E neste momento, em que as pessoas estão mais tempo dentro de casa e utilizam com maior frequência os itens e equipamentos ligados à rede hidráulica, as ocorrências aumentam. Um fator de atenção é que a rede de coleta de esgotos brasileira foi projetada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólidos. Diante disso, qualquer item descartado indevidamente pode resultar na obstrução de uma tubulação.
De acordo com a gerente da Porto Seguro na Bahia, Silvana Pedrosa, o entupimento de tubulações, em geral, é provocado quando há a entrada de algum objeto por acidente no sistema ou pelo mau uso. “Quando somos acionados para os serviços residenciais, uma das causas mais recorrentes é a queda de objetos nos ralos, além do acúmulo de cabelos, gordura e restos de alimentos. No vaso sanitário, as pessoas têm o costume inadequado de jogar cotonete, fio dental, papel higiênico e outros, o que aumenta as chances de obstrução”, comenta.
Um dos principais erros ao tentar resolver o entupimento é fazer a introdução de arame ou qualquer objeto na tubulação. “Temos casos onde o utensílio ficou preso ou até mesmo rompeu o encanamento”, explica. Também não é recomendado o uso de substâncias abrasivas, como soda cáustica ou similares. “Esses produtos, além de corroer o material do encanamento, são altamente poluentes e nocivos para quem tiver contato”, orienta.
Nestes caso, o correto a se fazer é desligar a fonte de água que sai pelo sistema. Após interromper o uso da tubulação entupida, o recomendado é chamar um profissional especialista, que estará preparado com o equipamento de proteção individual (EPI) para fazer a desobstrução. “Algumas tubulações podem estar contaminadas e causar doenças a quem tiver contato sem a devida proteção”, conclui.
Para evitar o entupimento, a gerente dá algumas dicas de acordo com cada ambiente da residência:
Banheiro – A recomendação é conferir se os ralos do banheiro estão com suas tampas fixas, para que os resíduos que estão no piso não entrem no ralo. Recolher os cabelos e dispensar no lixo também evita que eles entrem na tubulação e criem uma espécie de teia retendo gordura corporal e maiores dejetos. Quanto aos sachês odorizadores, geralmente utilizados, não são recomendados nos vasos sanitários, assim como jogar papel higiênico ou qualquer outro objeto.
Cozinha – Nas pias da cozinha a recomendação é utilizar ralos funcionais, que evitam a passagem de qualquer partícula durante a lavagem da louça. Mesmo assim, é importante remover todos os restos de comida e gordura da louça antes de lavar. Outro ponto de atenção é não jogar óleo no ralo, pois mesmo que diluído, ele tem alta contaminação.
Tanques – Evite deixar qualquer objeto dentro do tanque ao dispensar a água. A vazão do tanque tem velocidade suficiente para levar um pano para a tubulação em questão de segundos.
Foto:Divulgação