Centro de Referência de Atendimento à Mulher será reinaugurado em Camaçari

Para encerrar o mês da Campanha Agosto Lilás, a Prefeitura Municipal preparou a reinauguração de uma ferramenta que será já é um marco para o apoio e o direito das mulheres em Camaçari. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), entrega, nesta sexta-feira (30/8), às 17h, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Yolanda Pires.

O CRAM Yolanda Pires tem como objetivo oferecer atendimento e aconselhamento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além de defender a responsabilização dos agressores, diagnosticar o contexto em que a violência se insere e identificar o tipo de violência praticada (física, psicológica, patrimonial, sexual). Também são atribuições do centro desenvolver atividades de prevenção por meio da realização de oficinas e palestras, e promover a qualificação de profissionais que atuam na rede de atenção.

O CRAM Yolanda Pires funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Yolanda Pires

Nascida em Salvador, em 5 de maio de 1929, Yolanda Pires, teve cinco filhos e nove netos. Era formada em Serviço Social e tinha, também, diploma em Literatura, Civilização e Cultura Francesa. Durante o governo de Waldir Pires (1987-1989), D. Yolanda foi presidente do Movimento e Ação Integrada Social – MAIS – e, nesse mesmo período, coordenadora estadual do Programa Nacional do Voluntariado, da LBA. Em 1992, foi eleita vereadora de Salvador, sendo a única mulher naquela legislatura e, entre todos os eleitos, a mais votada.