O Dia Municipal do Outdoor, 31 de agosto, foi comemorado em sessão especial da Câmara de Salvador, na noite desta quinta-feira (29), no Plenário Cosme de Farias, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD). Durante o evento o Legislativo municipal também foi homenageado pela Central de Outdoor, pela importância que tem para a cidade ao elaborar leis e fiscalizar o Executivo.
Geraldo Júnior destacou que a mídia é considerada a mais democrática e eficiente de publicidade externa, alcançando todas as pessoas que circulam pela cidade e contribuindo decisivamente para propagar campanhas educativas e de utilidade pública.
“O outdoor fala diretamente com o povo nas ruas. É democrático, sem custo para o público. E mesmo com a tecnologia avançando diariamente, o meio de comunicação ainda é eficiente para divulgar ideias e sonhos”, declarou. Geraldo Júnior chamou atenção para o pioneirismo da capital baiana na utilização da peça publicitária.
Foi isso, aliás, que justificou a criação da data, instituída há 10 anos na Câmara por iniciativa do ex-vereador Sandoval Guimarães, em referência ao dia de fundação da Central de Outdoor, entidade que reúne empresários do setor.
Quarta geração
Roberval Luania, presidente da Central de Outdoor da Bahia, disse que Salvador é considerada a capital do outdoor no Brasil, fruto do trabalho de seis empresas: A. Linhares, Chaves, Ei, Impacto, Ponto e Rede Outlight. “Foi aqui que fundamos a primeira seccional da Central de Outdoor e, de forma inédita, no fim da década de 70, as empresas do setor procuraram o Município para cobrar e conquistar uma legislação para nosso meio”, relembrou.
O presidente nacional da Central de Outdoor, Valério Junkes, homenageou os parentes de José Linhares, fundador da primeira empresa do ramo, a A Linhares, por estar há 88 anos no mercado. “Não é fácil empreender no Brasil e esta empresa já está em sua quarta geração”, disse ele, ao entregar o troféu a Rafael Linhares, neto de José. Ele agradeceu ao lado da mãe Patrícia, da tia Adriana, da irmã Gabriela e do pai, o cantor Ricardo Chaves.
Rafael Linhares apresentou o vídeo Outdoor Universitário, que contou com a participação de estudantes da área de publicidade, veiculando mensagens de cunho social, a exemplo das de respeito aos pedestres, contra a violência à mulher e de incentivo à doação de sangue.
Raul Nogueira Filho, ex-presidente da Central de Outdoor Nacional (2006 a 2010) e sócio da Contato Brasil, também foi homenageado pela Central de Outdoor Bahia, pela contribuição para a valorização da mídia no mercado. Ao agradecer ele classificou o veículo de comunicação como “mágico, forte e impactante”. O Hino Nacional foi executado pela Orquestra do Maestro Fred Dantas.
Integraram a mesa ainda o deputado estadual e ex-vereador Tiago Correia (PSDB), que nos anos anteriores promoveu a sessão; Braz Augusto Souza Néri Júnior, coordenador executivo de Publicidade e Propaganda da Secretaria Estadual de Comunicação Social, representante do governador Rui Costa; Bruno Dauster, chefe da Casa Civil do Governo do Estado; Graciliano Bonfim, chefe da Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa da Bahia, representando o presidente, deputado Nelson Leal; Américo Neto, presidente em exercício da Associação Brasileira de Agências de Publicidade; José Mário Lima, presidente do Sindicato dos Policiais Federais; Ivan Lopes, presidente do Sindicato das Empresas de Publicidade Externa da Bahia (Sepex-BA); e Vera Rocha, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia (Sinapro).