Codesal tem 1.295 casarões cadastrados em Salvador

A Defesa Civil de Salvador tem 1.295 casarões vistoriados e cadastrados, sendo que destes 131 possuem risco muito alto e 237 apresentam risco alto. O grau de risco está relacionado à possibilidade de desabamento e/ou incêndio, informa a subcoordenadora de Áreas de Riscos da Codesal, a engenheira, Rita Jane Moraes. Deste total, 76% estão ocupados e 24%, desocupados.

Ela explica que as ações voltadas para promover a conservação desses imóveis se dão por meio do Projeto Casarões que objetiva levantar a realidade dessas construções e, de alguma forma, contribuir para sua preservação ou eliminação do risco que muitos deles representam, articulando as intervenções necessárias.

“Quando identificamos os proprietários, procedemos a notificação para dar ciência do risco e responsabilizá-los para executar a manutenção predial ao tempo que encaminhamos a situação para os órgãos tombadores (Ihan ou Ipac) para realizem intervenções ou responsabilizem os proprietários”, explica Rita Moraes.

Ainda de acordo com ela, “em caso de risco iminente e na impossibilidade do proprietário fazer a manutenção ou não ser identificado, a Defesa Civil, quando legalmente autorizada pelo órgão tombador, articula com outros órgãos municipais para realizar a demolição total ou parcial do imóvel visando eliminar o risco”. A situação dos casarões cadastrados é atualizada anualmente.

Foto:Reprodução/ A Tarde