Sidninho, que também é vereador de Salvador pelo Podemos, falou com com o Bahia Sem Fronteiras
Ex-diretor da Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia, o vereador Sidney Carlos Mangabeira Campos Filho ou simplesmente Sidninho é um apaixonado por cavalos. Paixão que herdada do seu genitor, Sidney Campos. Aliás, Sidninho é proprietário, em sociedade com seu pai, do Haras Padrão, localizado em Esplanada, na Bahia. Seu criatório destacou-se na 38ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Belo Horizonte. O evento aconteceu em julho deste ano, no Parque de Exposições Bolivar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte (MG), o evento contou cerca de 1.800 exemplares da raça (Marcha Batida e Marcha Picada), e mais de 600 expositores vindos de todas regiões do Brasil. Um equino do plantel do Haras Padrão, o “Fajardo do Timbó”, foi Campeão Nacional Potro – 2019. Entusiasta e profundo conhecedor do agronegócio, Sidininho falou com exclusividade ao Bahia Sem Fronteiras sobre o assunto.
Mangalarga Marchado na Bahia
Atualmente, a nível de Brasil, a atividade responde por 3,2 milhões de empregos. Perguntado pela nossa reportagem sobre o crescimento dos números em relação MM no estado, que segundo o presidente da ACCMMB são cada vez mais expressivos, o vereador Sidninho destacou os últimos resultados dos criadores baianos nos eventos de nível nacional. . “Sem dúvida alguma o Mangalarga Marchador, representado pelos criadores da Bahia, vem marcando posição no cenário nacional. Esse ano fizemos o melhor potro da raça e no ano passado o melhor cavalo da raça. Esse cavalo já vinha sendo por três vezes campeão nacional de forma subsequente. Isso valoriza o criatório baiano. O trabalho e o esforço em prol da equinocultura. Hoje, já é uma realidade que em toda mão-de-obra contratada para a agronomia o Mangalarga Marchador representa um percentual muito grande. O que nos cabe é proteger, blindar, criar e fomentar essa pecuária. Em conjunto com o presidente da ACCMMB, Saulo Farias, vamos para a 4ª edição do nosso leilão, o Leilão Terra da Marcha, que acontece no dia 26 de outubro, no Parque de Exposições. Nossa ideia é viabilizar o Parque de Exposições. Vamos fomentar a nossa Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que é uma realidade. Teremos também o CBM de Marcha pica, que é um evento nacional. Os baianos têm que participar e movimentar essa economia”.
Parque de Exposições
A questão do Parque de Exposições também entrou em pauta. Em entrevista ao Bahia Sem Fronteiras, o atual titular da Secretaria de Agricultura da Bahia, Lucas Costa, explicou que a ideia da pasta é fomentar o Parque, e que, além disso, é remota a possibilidade de desativação do espaço. A mesma posição é ressaltada por Sidninho. “Eu sempre me antecipei a essa pauta. É uma luta que já vem de anos anteriores. Temos que viabilizar o Parque de Exposições Agropecuário da Bahia. Hoje é o que ainda movimenta a economia estadual. O Parque de Exposições é uma referência. Nosso Parque será preservado. O fomento da agropecuária fica preservado. Enquanto vereador, estarei sempre me antecipando a essa questão”.