Juazeiro: Disputa política eleva temperatura das águas do São Francisco

As movimentações para as eleições municipais seguem a todo vapor em Juazeiro. Os conchavos e articulações são o tema central nas rodas de conversa que envolvem os atores políticos da região. Candidato à reeleição, o prefeito Paulo Bonfim (PT), guarda a sete chaves a sua estrategia, enquanto que os partidos de oposição seguem confiantes em tomar do petista a gestão da cidade.

As últimas pesquisas realizadas no município mostram a candidata tucana, Suzana Ramos à frente do atual prefeito. A ex -vereadora tem mostrado força nos últimos pleitos, sempre sendo uma das mais votadas. Suzana é atualmente presidente do PSDB municipal , próxima de João Gualberto e Adolfo Viana, dois importantes caciques da legenda. Além disso, Suzana conta como o apoio de Joseph Bandeira, grande líder do município que está inelegível pela justiça. Na aliança a candidata deverá ter como vice o filho de Joseph , Leonardo Bandeira, advogado e ex-vereador . Entretanto, como veremos, a peleja segue para lá de indefinida.

Conta a favor de Paulo a dispersão entre os partidos de oposição. A pulverização entre as siglas contrárias à atual gestão (DEM, PSDB e Patriota), fortalece a perspectiva de reeleição do candidato petista. O apoio do governador Rui Costa (PT), também seria outra carta na manga de Bonfim.


Vale lembrar que hoje dos cinco maiores municípios do estado apenas Paulo é aliado do governador, os demais são da oposição. Partindo deste princípio , a reeleição de Paulo é estratégica para o governo inclusive com vistas a 2022. Paulo é bem relacionado com Wagner e Rui e também Otto , recentemente participaram de lives com ele externando publicamente o desejo pela sua reeleição.

Correm por fora também Coronel Anselmo, candidato do DEM e ligado ao deputado federal Elmar Nascimento e Raffani Oliveira pelo Republicanos. Além deles o líder evangélico, Pastor Teobaldo do Patriota. Vejamos.

Patriota – O partido é uma capítulo à parte no tabuleiro político juazeirense. O pré-candidato a vereador, Maurício Cavalcanti, presidente municipal da sigla, vem mostrando desenvoltura. O “Brotherzinho”, como é conhecido no mitiê político, teve habilidade e competência para junto com o pré – candidato Pastor Teobaldo, montar uma chapa com 26 candidatos a vereador , alguns já testados na urna e com boas votações assim com ex-vereadores. Cavalcanti aposta na eleição de um vereador e acredita na credibilidade da candidatura de Pastor Teobaldo para casar o voto com a proporcional e fazer o segundo.


Por sua vez, o Pastor Teobaldo, conceituado líder religioso , configura-se como legítimo representante do segmento religioso. Com credibilidade incontestável na sociedade Juazeirense, além do destacado intelecto, Teobaldo pode pintar como uma das gratas surpresas na eleição deste ano. Somado as articulações de Cavalcanti, a candidatura de Teobaldo poderá ser o grande azarão do pleito deste ano. Ou na pior das hipóteses ser um fator decisivo no resultado, o que lhe consolidaria como uma nova liderança política do município. Afinal como um homem da fé, para Deus nada é impossível!