O ano de 2020 pode ser definido como um ano de reinvenção em todas as áreas. Na área cultural, especialmente nas expressões que convocam apresentações ao vivo, como o teatro e a música, o principal desafio é como adaptar-se para que os conteúdos desenvolvidos possam ser fruídos de maneira remota. Desde março, a Orquestra Sinfônica da Bahia tem realizado uma programação virtual com o OSBAflix – Especial Quarentena, projeto que representou inúmeros desafios, descobertas e potencialidades da Comunicação da orquestra, já que a programação física foi deslocada para o meio digital. Mais do que espaço de divulgação e interlocução com o público, o ambiente digital, através das mídias sociais da OSBA, passaram a ser o próprio palco dos concertos.
Considerando as estratégias de comunicação necessárias a este período, o OSBA Talks de setembro traz como tema da live “Comunicação e Orquestra: novas fronteiras”. A assessora e coordenadora de comunicação da OSBA, Aline Valadares convida Juliana Turano, coordenadora de comunicação da Petrobras Sinfônica para um papo que vai trazer o olhar da comunicação sobre os desafios que se apresentaram dentro do universo orquestral. A live acontece no dia 17 de setembro, às 19h, no perfil de Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia).
Para Aline Valadares, assessora de comunicação da Sinfônica da Bahia, de maneira geral a crise causada pela pandemia pode ter contribuído para um importante ressignificação do olhar acerca da comunicação organizacional. “Sem romantizar a crise que estamos vivendo na saúde pública, na economia, na sociedade, como um todo e na política, acredito que estamos vivendo um momento de explorar todo o potencial deste corpo artístico, formado por músicos e profissionais de diversas áreas de atuação, para lidar com mudanças e, principalmente, adaptações. A OSBA tem em seu DNA o gene da inovação e os profissionais envolvidos se permitem experimentar a todo momento”, afirma Aline Valadares.
Durante este período de pandemia, a OSBA apresentou um crescimento em suas redes sociais, em números de seguidores e engajamento, expandindo o seu alcance ao chegar nos municípios baianos mais distantes da capital e também extrapolando sua presença digital para além da Bahia. Para além de um papo sobre a situação posta no momento, o OSBA Talks de setembro vai falar também sobre o futuro dessas organizações culturais.
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).
OSBA TALKS
(Live no Instagram @orquestrasinfonicadabahia)
17/SET, QUINTA-FEIRA, 19h
Participantes:
Aline Valadares (Coordenadora de Comunicação da OSBA) e Juliana Turano (Coordenadora de Comunicação da Petrobras Sinfônica)
Tema: Comunicação e Orquestra: novas fronteiras