Feirense desenvolve aplicativo para descarte correto de remédio

Em Feira de Santana, o Aplicativo Anjos foi criado no intuito de preservar o meio ambiente através do descarte correto dos medicamentos que não são mais utilizados.

Os medicamentos descartados de forma incorreta no meio ambiente podem trazer malefícios seja para o próprio meio ambiente, quanto para a saúde pública. Em contato com o meio ambiente, pode contaminar a água, solo e toda flora e fauna que existe no ambiente aquático, seja em rio ou lago, onde os medicamentos são descartados.

Em Feira de Santana, o Aplicativo Anjos foi criado no intuito de preservar o meio ambiente através do descarte correto dos medicamentos que não são mais utilizados. Além da preservação, o cliente ganha descontos nas compras de medicamentos e produtos realizados pelo aplicativo.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

Segundo Dionísio Neto, criador do aplicativo, o usuário realiza a compra do medicamento através do aplicativo tendo a oportunidade de escolher entre seis farmácias da cidade que estão vinculadas ao serviço.

“Quando a pessoa realizar a compra pelo aplicativo, será feita uma leitura da localização onde o cliente está, direcionando para uma farmácia parceira mais próxima, com isso barateamos o custo do frete além de facilitar a rapidez da entrega”.

Segundo a engenheira ambiental, Simara Mello, a população tem o hábito em descartar os medicamentos vencidos no vaso sanitário ou no lixo convencional dentro de casa, onde a coleta desses resíduos será exposta no aterro sanitário.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“Com este tipo de descarte, não será realizado um tratamento adequado para esses resíduos, ocasionando na contaminação dos rios e lagos pelo tratamento que não é apropriado para tratar os medicamentos, somente o esgoto que é gerado pelos seres humanos”, explicou a engenheira ao Acorda Cidade.

Ainda segundo Simara, os resíduos devem ser encaminhados para um local adequado como farmácias e drogarias passando por uma logística reversa, retornando para o fabricante do medicamento para que o tratamento seja feito através da incineração.

A versão final do Aplicativo está ativa há dois meses, desenvolvida por uma equipe composta por cinco feirenses, já disponível nas lojas virtuais.

Fonte: Acorda Cidade