Com a mesma justificativa da TV Itapoan/Record e as afiliadas da Rede Globo em São Paulo e no Rio de Janeiro, a TV Bahia anunciou nesta sexta-feira (9) cancelamento do debate com os candidatos à Prefeitura de Salvador. Segundo as emissoras, a suspensão dos programas tem como objetivo prevenir a Covid-19. Para o PT de Salvador, a decisão é antidemocrática e prejudica o processo eleitoral. “Mais uma vez, as emissoras de televisão, que são concessões públicas, deixam de cumprir o seu papel no processo eleitoral, que é garantir a exposição democrática de ideias e propostas para a cidade dos candidatos/as”, afirmou o presidente municipal do PT, Ademário Costa.
O único debate televisivo realizado até o momento foi em 1º de outubro na TV Band e o próximo previsto será na TVE Bahia, no dia 24 de outubro. A TV pública já confirmou a realização do programa. Segundo Ademário, depois da onda de cancelamentos pelas emissoras privadas, o debate na TVE será fundamental para as eleições municipais em Salvador. “O debate na TVE será muito importante, pois vai possibilitar aos eleitores conhecer os candidatos que estiveram apenas uma vez frente a frente apresentando e debatendo propostas para Salvador. Portanto, a emissora pública da Bahia dará um exemplo de democracia, garantindo este espaço democrático de formulação de opinião e pensamento crítico sobre o que está sendo proposto para a cidade”, destacou o dirigente.
Ainda segundo Ademário, a imprensa tem papel fundamental nas Eleições 2020. “O Brasil está vivendo tempos de ataques contra a democracia e garantir à população o conhecimento sobre os postulantes a prefeito/a e suas propostas para a cidade é essencial para uma escolha segura e capaz de mudar o atual cenário de retrocesso que se instalou. Portanto, as emissoras precisam cumprir o seu papel neste processo tão importante e que impactará o futuro das cidades e do país”, disse Ademário.
Foto:Divulgação/PT Bahia