Foram mais de 200 eventos com a presença da dupla, entre visitas, reuniões, encontros e lançamentos de candidaturas e comitês de postulantes a vereador
Em três semanas desde o início oficial da campanha, os candidatos a prefeito e vice da coligação “Salvador Não Pode Parar”, Bruno Reis (Democratas) e Ana Paula Matos (PDT), já visitaram cerca de 80 bairros da capital baiana e participaram de mais de 200 eventos, entre visitas, reuniões, encontros e lançamentos de candidaturas e comitês de postulantes a vereador.
Em média, são mais de três localidades visitadas e mais de nove atividades por dia feita pela dupla. O levantamento leva em consideração o período entre 27 de setembro e 18 de outubro. Com isso, em 22 dias de campanha, Bruno e Ana já compareceram em quase metade dos 170 bairros da capital baiana.
Na maioria dos eventos, os candidatos estiveram juntos, mas, em alguns deles, Bruno e Ana Paula se separaram para dar conta da maratona de ações, que seguem os protocolos de segurança definidos pela campanha do democrata, a exemplo do uso de máscaras, distribuição de álcool em gel, medição de temperatura, distanciamento e número limitado de pessoas, a fim de evitar aglomerações.
“Respeitando os protocolos, estamos levando nossas ideias e dialogando com a cidade. Percorremos quase metade dos bairros de Salvador, conversando com a população, na agenda dos candidatos a vereador e na nossa. Isso é muito importante, porque em cada local reafirmamos os nossos compromissos, o que pretendemos fazer para nossa cidade avançar ainda mais, o que vamos fazer por cada bairro de Salvador. Apresentamos as ações que estão no nosso plano de governo e, principalmente, os problemas que conhecemos de perto e quais soluções vamos dar”, afirmou Bruno.
“Costumo dizer que essa eleição não é dos grandes eventos, da aglomeração, é do olho no olho. Se por um lado as restrições sanitárias de prevenção ao coronavírus nos obriga a fazer uma campanha diferente da tradicional, por outro nos permite conversar olhando nos olhos de cada um. Em cada bairro, cada comunidade que passamos a gente vê o trabalho da prefeitura e a confiança das pessoas de que podemos fazer mais. Estamos motivados, inspirados, vocacionados para servir à cidade e o carinho que a gente tem recebido nos impulsiona ainda mais”, disse Ana Paula.
Metas
Nas localidades, Bruno e Ana Paula dialogaram com moradores, visitaram obras que marcaram a gestão do prefeito ACM Neto (Democratas) e apresentaram propostas para melhorias nas diversas regiões da cidade. O compromisso dos candidatos é continuar priorizando os investimentos da prefeitura nas áreas mais carentes da capital baiana. Na administração de ACM Neto, 80% dos recursos do município foram investidos nas regiões mais pobres de Salvador.
Eles têm ressaltado, nessas ações, o salto que Salvador deu nos últimos anos, deixando as últimas posições em diversas áreas e conquistando destaque entre as capitais. A cidade deixou, por exemplo, as últimas colocações na gestão fiscal e passou à primeira posição. Na saúde, saiu de apenas 18% de cobertura da atenção básica, em 2012, para 56% . A meta de Bruno é finalizar seu governo com 70%, o que representa a universalização da atenção básica na capital.
Já na educação, a atual gestão conseguiu universalizar as vagas na pré-escola e avançou bastante na creche. No início da administração, Salvador tinha apenas 17 mil vagas, número que saltou para mais de 50 mil. Bruno e Ana têm o compromisso de continuar aumentando o número de vagas.
A dupla também vai continuar buscando a atração de investimentos para potencializar a geração de emprego e renda, com diálogo permanente com o setor produtivo e incentivando o empreendedorismo. O estímulo à inovação e tecnologia é um dos focos de Bruno e Ana. A área social tem uma atenção especial no plano de governo deles, tendo como carro-chefe o programa Vida Nova, cujo foco é usar uma abordagem integrada e unir diversas políticas públicas sociais que contribuem diretamente para a melhoria das condições de vida das pessoas.
Na primeira gestão de ACM Neto, Bruno foi secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza. Na atual, ele foi titular de Infraestrutura e Obras Públicas, além de ser vice-prefeito. Ana já foi secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza e passou por diversas áreas da gestão, como Educação e Prefeitura-Bairro.