Marta parabeniza o Ilê Aiyê pelo 47° aniversário

 “Uma trajetória que deve servir de exemplo na elaboração de políticas públicas pela gestão municipal”, diz

“Tenho só a agradecer e desejar vida longa ao Ilê, este primeiro bloco afro que se tornou um conjunto de representatividade em todo o país. Acumula uma série de batalhas pelo povo negro de Salvador e do Brasil e foi fundamental para a população se empoderar pelos seus direitos, pela sua negritude e enfrentar o racismo”, disse a vereadora Marta Rodrigues (PT) sobre o 47º aniversário do bloco afro.

A parlamentar destacou, ainda, a importância de as gestões públicas incentivarem os blocos afros e instituições que promovam o papel de fomentador e propositor de políticas públicas para uma cidade menos desigual e com equiparação racial. 

“Salvador, esta Roma Negra, precisa reconhecer os blocos afros, promover mais editais, parcerias, criar um plano de políticas públicas para o fomento e incentivo dos blocos afros e instituições que fomentam a representatividade e o empoderamento negro, pois eles têm papel fundamental em cada bairro da cidade”, declarou.

Estatuto

Marta Rodrigues lembra que o Estatuto da Promoção da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, que virou lei em 2019, é uma conquista do movimento negro. “Conseguimos, após 13 anos tramitando na Casa, aprovar com muita luta esta lei, enquanto muitos colocaram obstáculos. Esta é uma conquista de toda essa força dos movimentos sociais”, disse a vereadora.

Foto:Divulgação/CMS