O último show da programação do projeto “Voltando aos Palcos” do Teatro Castro Alves (TCA) é especial: o cantor e compositor Jarbas Bittencourt apresenta, em “Do Camarim do Coração”, canções de seu rico repertório como autor de trilhas para obras de teatro e dança, mesclando músicas com histórias de como elas foram criadas. Diretamente da Sala do Coro do TCA, o espetáculo será transmitido ao vivo no dia 4 de dezembro (sexta-feira), às 20h, no canal de YouTube do TCA, na TVE Bahia e na 107.5 Educadora FM Bahia, possibilitando acesso amplo e gratuito a pessoas em todo o estado e em qualquer lugar do planeta.
Jarbas Bittencourt é um dos maiores “trilheiros” da Bahia, além de também músico, arranjador e diretor artístico. O repertório reúne uma seleção de criações musicais do artista, que somam cerca de 100 trilhas, produzidas entre 1993 e 2019: um passeio pelo teatro e pela dança através da música, mostrando a riqueza da musicalidade das artes cênicas baianas. Com a banda formada por Alexandre Vieira (baixo e cello), Jelber Oliveira (piano e acordeon) e Leonardo Bittencourt (bateria), além do próprio Jarbas com violões e guitarra, ele assim traz à cena sua faceta de intérprete. A cenografia será de Renata Motta, desenho de luz de Fábio Espírito Santo e ainda com a participação especial da cantora Irma Ferreira.
Sobre o “Voltando aos Palcos” – É na Sala do Coro que o Complexo do TCA dá seu primeiro passo na retomada do uso de seus palcos. No projeto “Voltando aos Palcos”, Lazzo Matumbi, Jarbas Bittencourt, Leo Cavalcanti, Majur, Marcia Castro e Nara Couto fazem shows exclusivos e os dois corpos artísticos do TCA – o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) – apresentam performances inéditas especialmente criadas para esta série, que tem transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA, na TVE Bahia e, no caso dos shows, também na 107.5 Educadora FM Bahia, de 25 de setembro a 11 de dezembro, sempre às sextas-feiras. O “Voltando aos Palcos” se configura, assim, como uma etapa de transição nas práticas de distanciamento, sem a participação presencial do público, mas já reaquecendo os palcos do TCA. Para sua execução, serão seguidos rígidos protocolos de segurança e saúde que evitam as transmissões da Covid-19, conforme estabelecidos pelos órgãos competentes. A curadoria dos shows, além de prezar pela qualidade artística e pelo fomento à cena musical baiana, observou formatos com número reduzido de participantes. Como resultado, o TCA oferece ao público acesso gratuito e virtual a uma programação qualificada, diversificada e com toda técnica de ponta típica das produções do Complexo.
Foto-por-Vinicius-Consi