[Nota] Informe Meteorológico – Codesal

O tempo instável registrado em Salvador na manhã desta terça-feira (12/01) foi resultado do fenômeno provocado por chuvas convectivas, também conhecidas como chuva de verão, que se caracterizam pela subida do ar quente e a descida de ar frio, devido à diferença de temperatura na superfície próxima às camadas da atmosfera terrestre e são normais nesse período do ano.

“Essas chuvas são mais comuns no turno da manhã, podendo provocar alagamentos e deslizamentos de terra”, explica o meteorologista Giuliano Carlos do Nascimento, do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Os bairros que registraram os maiores acumulados em 12 horas foram Pituba (54,4mm), Federação (50,2mm), Caminho das Árvores (36,6mm), Capelinha – Vila Picasso (36,4mm), Ondina (45,4mm), Brotas (32mm), Santa luzia(30,2) e Bom Jua (29,6mm).

Para esta quarta-feira (13/01), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas a qualquer hora do dia.

Até às  11h15, a Codesal recebeu 49 solicitações pelo 199. Foram 11 alagamentos de imóveis, cinco ameaças de desabamento, sete ameaças de deslizamento, três árvores ameaçando cair, uma árvore caída, 10 avaliações de imóveis alagados, dez deslizamentos de terra, um galho de árvore caído e uma orientação técnica.

A Codesal mantém plantão 24 horas. Em caso de emergência disque 199.

ASCOM-CODESAL