Brasil e Índia assinam documento de colaboração durante o 1º Cotton Brazil Outlook

Aconteceu nesta quinta-feira, 21 de janeiro, a primeira edição do Cotton Brazil Outlook, uma série de eventos virtuais promovida pela iniciativa Cotton Brazil, promovida pela Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Os encontros irão apresentar as inovações do algodão brasileiro a diversos países compradores. Neste primeiro evento, autoridades e especialistas do segmento nacional estiveram reunidos com empresários do ramo têxtil indiano, os quais receberam informações valiosas sobre a pluma brasileira, suas características e dados sobre a última safra.

Nas próximas semanas, os webinars irão acontecer com empresários do Vietnã, Coreia do Sul, Turquia, Bangladesh, Paquistão, China, Indonésia e Tailândia. A ação faz parte do estreitamento de relacionamento entre o algodão brasileiro e seus importadores, dentro da iniciativa Cotton Brazil, lançada em dezembro de 2020.

Com a mediação de Marcelo Duarte, gestor de Cotton Brazil e responsável pelo escritório da Abrapa em Singapura, o evento contou com a fala do presidente da entidade, Júlio Cézar Busato, que apresentou dados mostrando o crescimento da produção e evolução da qualidade.

Em seguida, J. Thulasidharan, presidente da CITI (Confederation of Indian Textile Industry), apresentou o atual panorama do setor no país e reforçou a longa relação entre Brasil e Índia, especialmente através do algodão. “Estou certo de que o primeiro Cotton Brazil Outlook irá conectar players do setor nacional com a indústria têxtil indiana para discutir exportações, tecnologia, sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade do algodão brasileiro”, disse, afirmando que a fibra tem um importante share no mercado indiano.

Brasil e Índia assinam documento oficial de cooperação

O embaixador do Brasil na Índia, André Correa do Lago, também mencionou a importância mundial do algodão brasileiro e seu reconhecimento em qualidade e sustentabilidade, assim como o aumento de 10 vezes do volume de exportações da fibra para a Índia nos últimos anos. “A Índia é o nono maior comprador de algodão brasileiro, mas temos um enorme potencial para aumentar isso. Devemos trabalhar juntos para conseguir.”

Logo após a fala do embaixador, aconteceu a aguardada assinatura do Memorando de Entendimento, um documento firmado entre Abrapa e CITI, oficializando o compromisso de cooperação entre as duas entidades. O documento reforça o trabalho da associação brasileira e da confederação indiana de indústria têxtil para criar novas oportunidades e cenários positivos para ambos os países.

O webinar seguiu com as apresentações de Atul Ganatra,  Presidente da Cotton Association of India; Júlio Cézar Busato, Presidente da Abrapa; Edson Mizoguchi, Gestor de Qualidade da Abrapa; Carlos Moresco, produtor de algodão brasileiro; Henrique Snitcovski, Presidente da Anea;  Alan McClay, CEO BCI; e Marcelo Duarte, Diretor de Relações Internacionais da Abrapa.

Nos vídeos, foram destacados os processos que envolvem qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade da fibra brasileira, sob a perspectiva de cada especialista. Estes são os três pilares básicos que norteiam o trabalho de Cotton Brazil.

Júlio Cézar Busato encerrou o evento celebrando o sucesso da parceria entre Brasil e Índia. “Com a assinatura deste memorando, tenho certeza que nós iremos nos aproximar ainda mais. Acreditamos que no futuro a indústria têxtil indiana deverá crescer mais do que a produção de algodão. E esta é uma grande oportunidade de o Brasil se tornar um grande fornecedor”, afirmou.

O evento Cotton Brazil Outlook – Índia é realizado pela Abrapa em parceria com Anea e Apex-Brasil, com apoio de CITI – Confederation of Indian Textile Industry e Embaixada do Brasil em Nova Delhi.

Sobre Cotton Brazil

Cotton Brazil é uma iniciativa que nasce no final de 2020 para promover o algodão brasileiro no mercado global, depois de 20 anos de constante inovação, pesquisa e investimentos em aprimoramentos do setor. Capitaneada pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Cotton Brazil prevê ações como a presença física na Ásia com um escritório instalado em Singapura; presença digital com site em nove idiomas e redes sociais; marketing de relacionamento; eventos; inteligência de mercado; missões com compradores e vendedores; pesquisas e parcerias estratégias.

Para saber mais, acesse: www.cottonbrazil.com

Fonte/Foto:ABAPA