Preocupado com a segurança no Mercado do Produtor de Juazeiro, o presidente da AMA (Autarquia Municipal de Abastecimento), Britoaldo Alves Bessa, reuniu –se, nesta quarta-feira (03), com a Polícia Militar, com a Guarda Municipal e com representantes da CSTT- Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte – para discutir melhorias tanto no trânsito quanto na segurança do maior entreposto de frutas do Norte e Nordeste.
A intenção é transformar o local em um ambiente onde todos possam trabalhar com tranquilidade e com uma maior mobilidade, facilitando o tráfego de transeuntes e veículos na área.
Por dia, circulam, no Mercado do Produtor de Juazeiro, em torno de 450 veículos. Somente caminhões de 15 toneladas são , em média, 250. Além disso, mais de 5 mil pessoas passam todos os dias, pelo entreposto comercial.
O major Roberto, comandante da Companhia 75, elogiou a iniciativa do diretor da AMA, pela preocupação com a área e se comprometeu em voltar com as rondas no mercado, acompanhando, de perto, a vigilância feita pelas câmaras instaladas no local.
Também participaram da reunião Frank Chaves, Superintendente Financeiro , Sidério Alves, diretor operacional da AMA, , Domingos Alves, superintendente operacional , o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Produtor, Cristiano Coelho, além do vereador Aníbal Pereira de Araújo (PTC).
Entre as novas mudanças a serem implementadas está o controle de entrada dos carrinheiros. A partir do próximo dia 15, só será permitido o acesso destes profissionais ao local devidamente padronizados, e eles irão trabalhar em dias alternados, conforme o final de suas placas. Essa medida foi adotada em acordo com a ACCAMP- Associação dos Carrinheiros Carregadores e Ambulantes do mercado do produtor.
Uma outra medida tomada pela direção da AMA é a proibição de venda de bebidas alcoólicas no interior do Mercado do Produtor por parte dos permissionários. A comercialização fica expressamente proibida a partir do dia 10 de março. A decisão é baseada no regimento interno, que proíbe, “comercializar, consumir ou fazer uso de bebida alcoólica nas imediações do Mercado do Produtor”.
O diretor Britoaldo Alves Bessa afirmou que espera contar com o apoio e a compreensão de todos e que as medidas visam à segurança e a melhorias nas atividades do Mercado do Produtor de Juazeiro e que o governo da prefeita Suzana Ramos está empenhado em melhorar a segurança e a mobilidade do juazeirense.
Para o inspetor-chefe da Guarda Civil Municipal (GCM), Gilson Santos, ações conjuntas como essa só vêm a beneficiar o cidadão que utiliza o Mercado do Produtor e as vias próximas ao centro de abastecimento, que é o quarto maior do país.
“Estamos iniciando essa parceria para coibir a violência, o tráfico de drogas, de armas, além de pequenos furtos e roubos, melhorando a segurança do comerciante e de quem frequenta o entreposto”, comentou.
A CSTT também ficará responsável por melhorar a sinalização dentro do Mercado do Produtor, como também realizar ações educativas de trânsito e fiscalizações, junto com a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a AMA.