Microtratores beneficiam associações e cooperativas na Chapada Diamantina

O município de Wagner, localizado no Território de Identidade Chapada Diamantina, sedia, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), a IV Feira Agroecológica da Chapada Diamantina e Pré-Jornada de Agroecologia. O evento, realizado no Assentamento São Sebastião de Utinga, é promovido pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). e de outros órgãos do estaduais, instituições públicas do município e organizações da sociedade civil.
Durante a abertura do evento, 24 microtratores com implementos e duas pick-ups foram entregues a associações comunitárias, cooperativas e sindicatos de trabalhadores rurais dos municípios de Andaraí, Ibicoara, Iramaia, Novo Horizonte, Nova Redenção, Mucugê, Ibitiara, Piatã, Utinga, Lençóis, Seabra, Wagner, Jussiape e Barra da Estiva, localizados na Chapada Diamantina.
O presidente da CAR, Wilson Dias, reforçou que a estratégia do Governo do Estado é fomentar o desenvolvimento rural dos municípios a partir do investimento na agricultura familiar. “Com os microtratores será possível ampliar área plantada, e as famílias vão ampliar também a diversidade de produtos que cultivam. Nosso papel é estimular o crescimento da produção rural em cada município”, afirmou. 
A ação é executada pela CAR/SDR, com recursos oriundos de emendas parlamentares e um investimento da ordem de R$ 466 mil. O objetivo é melhorar as condições de trabalho e a vida das famílias que vivem da agricultura familiar na Bahia, possibilitando também uma maior produtividade e condições de sustentabilidade, além de fortalecer e dinamizar a economia local.
O coordenador do Colegiado Territorial, Wilson Pianissola, destacou a importância das ações realizadas por meio de parcerias. “Do ano passado para cá, são mais de R$ 15 milhões que foram aplicados em nosso território. As cooperativas estão se fortalecendo, fazendo seu processo de industrialização e de comercialização”.  
Programação da feira
Durante o evento, o público terá a possibilidade de participar de rodas de conversa, mutirão de reflorestamento do Rio Utinga, visita a viveiro de mudas, apresentações culturais e Festa dos Vaqueiros, entre outras atrações. Entre as temáticas que serão debatidas está a defesa do Rio Utinga.