Assembleia Legislativa em Lockdown até segunda-feira

Ato do presidente Adolfo Menezes, ratificado pelos integrantes da Mesa Diretora, prorrogou até o início da manhã da próxima segunda-feira (8), a suspensão dos trabalhos presenciais da Assembleia Legislativa. A medida está em consonância com decisão do governador Rui Costa que estendeu o lockdown em Salvador e municípios da Região Metropolitana, dada a ainda elevada taxa de transmissão do coronavírus e superlotação das redes de saúde pública e privada que ameaçam colapsar. Portanto, todas as tarefas de cunho administrativo ou parlamentar na ALBA continuarão sendo executadas de forma remota até o início da próxima semana.
O deputado Adolfo Menezes considera como um dever de todos poupar vidas e frisou que jamais deixará de cumprir com as suas responsabilidades: “O governador Rui Costa, o prefeito Bruno Reis, e tantos outros prefeitos, trabalham com os instrumentos que a ciência oferece para evitar o colapso do nosso sistema de saúde”, salientou. Ele elogiou a ação heroica das equipes de saúde, submetidas a jornadas de trabalho estendidas ao máximo – que estão perto da exaustão –, como estão, também no limite máximo, os equipamentos e insumos utilizados no tratamento dos doentes. “Daí a necessidade imperiosa de redução na expansão da pandemia até que a vacinação imunize a população e possamos voltar ao convívio social normal”, completou.
O presidente da ALBA disse ainda que existem poucas unanimidades com referência ao tratamento da Covid-19, mas não há qualquer dúvida de que o melhor mecanismo para deter a escalada do contágio do novo coronavírus é o distanciamento social: “O Poder Legislativo não deixará de fazer a sua parte nessa tarefa que é de todos de salvar vidas, reduzindo a circulação de pessoas até que a disseminação diminua e a rede de saúde da Bahia não esteja tão sobrecarregada”.
POSSE

O ato prorrogando o trabalho remoto foi decidido no final da tarde, após o término da solenidade virtual de posse de Rafson Saraiva Ximenes, reconduzido ao cargo de chefe da Defensoria Pública do Estado da Bahia. O presidente da Assembleia participou de forma remota, lamentando que não poder abraçar pessoalmente o defensor-geral. O deputado Adolfo Menezes elogiou o trabalho desenvolvido no biênio que se finda e acrescentou: “A Defensoria é instituição essencial para a orientação jurídica e a defesa dos nossos cidadãos e cidadãs mais pobres, essencial para a manutenção, de fato, da liberdade e do estado democrático de direito”.

Foto:Divulgação/ALBA